Domingo, 28 de Novembro de 2021

Home em foco Barcelona anuncia retorno de Daniel Alves

Compartilhe esta notícia:

É oficial: Daniel Alves está de volta ao Barcelona. Após a aprovação do técnico Xavi, o clube anunciou nesta sexta-feira (12) o acerto com o lateral brasileiro, de 38 anos. O ex-jogador do São Paulo retorna ao time depois de cinco anos. O contrato, inicialmente, é apenas até o fim da atual temporada, portanto até junho de 2022.

Segundo o comunicado do Barcelona, Daniel se apresenta ao clube na próxima semana para iniciar os treinamentos, mas só vai poder jogar em janeiro, quando abre a janela de transferências internacionais. A apresentação oficial à torcida e à imprensa ainda não tem data marcada.

O Barça anunciou o brasileiro nas redes sociais com o apelido pelo qual o próprio jogador se refere a si mesmo: “Good Crazy” (Maluco beleza, em tradução livre).

Considerado o maior lateral-direito da história do Barça, o brasileiro é o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol: 42 (23 deles com a camisa do clube catalão). Segundo a imprensa espanhola, Xavi se animou com o retorno de Daniel para ajudá-lo no processo de renovação da equipe. O perfil vencedor do brasileiro seria uma inspiração aos jovens do elenco.

Daniel Alves estava livre no mercado e chega ao Barcelona sem custos. Diante da crise financeira vivida pelo time catalão, o brasileiro deve ter um salário abaixo dos seus últimos contratos. O valor do limite salarial imposto pela LaLiga atualmente para o Barcelona é de pouco mais de 97 milhões de euros, menos de um terço do que era na temporada passada. A contratação do brasileiro só foi possível após aprovação da liga espanhola.

Ligação forte

A intenção de Xavi era tê-lo de imediato, no clássico catalão do próximo dia 20 contra Espanyol, no Camp Nou. Porém, o clube não obteve liberação para a inscrição antecipada do lateral. Apesar de ser um jogador livre, Daniel atuou em alguns jogos pelo São Paulo em setembro, quando a temporada 2021/22 já estava iniciada. O brasileiro vai estar disponível a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Recentemente, em entrevista ao diário “Sport”, Daniel Alves se ofereceu ao Barcelona. À época, Ronald Koeman ainda era o técnico do clube e foi contrário ao retorno do brasileiro. No entanto, o holandês foi demitido, Xavi assumiu o time e vê benefícios na incorporação do lateral.

“Saí dizendo que quando o Barça precisasse de mim eu estaria à sua disposição independentemente de onde estivesse. O carinho, amor e respeito que tenho por esta casa é demais. Se o Barça achar que precisa de mim, basta me chamar”, afirmou Daniel, em entrevista de outubro.

Daniel Alves jogou entre 2008 e 2016 no Barcelona, por oito temporadas. Foram 391 partidas com a camisa do clube, 23 gols marcados, 77 assistências e 23 títulos, entre eles três edições da Liga dos Campeões e seis taças do Campeonato Espanhol. Ele é o segundo estrangeiro com mais partidas pelo Barça, atrás apenas de Lionel Messi.

No atual elenco, o lateral vai reencontrar com cinco jogadores que foram seus companheiros na primeira passagem pelo time: o goleiro Ter Stegen, o zagueiro Piqué, o lateral-esquerdo Jordi Alba, e os meio-campistas Sergi Roberto e Sergio Busquets, além do técnico Xavi, que à época ainda era jogador.

De olho na Copa

Aos 38 anos, Daniel Alves tem um grande objetivo na carreira: disputar a Copa do Mundo de 2022. O lateral esteve nas edições de 2010 e 2014. Na África do Sul, ele começou como reserva e ganhou a vaga no time titular na última rodada da fase de grupos. No Mundial do Brasil, foi para a reserva nas quartas de final. Em2018, ele tinha chances de ser o capitão da Seleção na Rússia, mas uma lesão o tirou do torneio.

O último jogo oficial de Dani foi no dia 25 de agosto deste ano, no empate por 2 a 2 do São Paulo com o Fortaleza na Copa do Brasil. O lateral rescindiu com o Tricolor no meio de setembro, 15 meses antes do previsto. A saída do veterano se deu após um atrito com a diretoria tricolor e a cobrança de uma dívida milionária, de R$ 24 milhões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Ministério da Cidadania lança programa de doação de alimentos com isenção de ICMS
Ministro da Economia fala em zerar tarifa de importação de produtos com “abuso de reajuste”
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa