Terça-feira, 22 de Setembro de 2026

Home Política Carla Zambelli pede salvo-conduto ao Supremo para voltar ao Brasil e votar na mãe, candidata a deputada federal

Compartilhe esta notícia:

A ex-deputada federal Carla Zambelli ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com um habeas corpus preventivo para tentar um salvo-conduto que permita seu retorno ao Brasil sem ser presa. A intenção mencionada é votar nas eleições. Sua mãe, Rita Zambelli, é candidata a deputada federal por São Paulo.

O habeas corpus foi protocolado na segunda-feira (21) pelo advogado Eduardo Mauricio, que atua nos processos de extradição que a ex-deputada mantém junto à justiça na Itália. Alvo de ordens de prisão no país, Zambelli pode ser presa se entrar em território brasileiro.

“O pedido de liminar é para que o STF conceda salvo-conduto exclusivamente para permitir a entrada da ex-deputada no país, garantir também o regresso da ex-deputada à Itália e o exercício do voto, impedindo sua prisão durante o período necessário para essas finalidades”, afirma o advogado.

A defesa pede a suspensão da execução das condenações até o julgamento da ação que apura a troca de mensagens entre Daniel Vorcaro e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, por conduta ilegal por parte do ministro, ou nova deliberação do Supremo.

A defesa também fundamenta o pedido em uma uma decisão da corte suprema italiana relacionada ao processo de extradição de Zambelli e os procedimentos atualmente em tramitação no STF relacionados ao caso Banco Master.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Carla Zambelli pede salvo-conduto ao Supremo para voltar ao Brasil e votar na mãe, candidata a deputada federal
Temporais provocam quatro mortes e danos em 151 municípios do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa