Domingo, 08 de Novembro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 8 de novembro de 2026
Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (8) aponta que oito em dez brasileiros (81%) acreditam que o país saiu mais dividido das Eleições 2026. Simultaneamente, o levantamento “O Brasil depois das urnas” mostra que, por outro lado, 15% dos entrevistados enxergam o país mais unido após o resultado das urnas.
O estudo deste domingo indica que, independentemente do voto, 94% dos entrevistados torcem para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça um bom governo. Este índice é o mesmo identificado em dezembro de 2022, após Lula ter derrotado Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto.
Torce para que Lula faça um bom governo
Novembro/2026
Sim: 94% (eram 94% em dezembro de 2022)
Não: 5% (eram 4% em dezembro de 2022)
Não sabe/Não respondeu: 1% (eram 2% em dezembro de 2022)
Otimismo com futuro do Brasil cresce
Ainda de acordo com a sondagem, o percentual de quem se mostra preocupado com o futuro do Brasil caiu seis pontos percentuais — de 54% para 48% — entre dezembro de 2022 e novembro de 2026.
Ao mesmo tempo, o nível de otimismo sobre as perspectivas do país avançou três pontos percentuais neste mesmo período, passando de 41% para 44%.
Metodologia
Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.