Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home Celebridades Chiquinho Scarpa comemora recuperação após passar por seis cirurgias

Compartilhe esta notícia:

Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o último dia 4 de abril — após ser diagnosticado com uma infecção urinária e, em seguida, sofrer com as complicações de uma diverticulite — o conde Chiquinho Scarpa, de 70 anos, conversou na manhã deste sábado (11).

“Tive uma diverticulite que estourou, atingiu a bexiga e causou uma peritonite. Passei por seis cirurgias, uma seguida da outra. Desde então estou sem comer e beber, apenas com nutrição parenteral [método de administração de nutrientes que é feito diretamente na veia, quando não é possível obter os nutrientes através da alimentação normal]. Fiquei quase dois meses na UTI e um dia intubado, depois de uma das cirurgias”, explicou ele, que está sob os cuidados do médico Raul Cutait.

Bem disposto, Chiquinho contou que estar bem preparado fisicamente o ajudou a suportar tudo o que passou nos últimos meses. “Antes de ser internado, eu estava fazendo duas horas de ginástica de segunda a sexta. Fazia 40 minutos de corrida, uma hora de musculação e 20 minutos de alongamento. Eu estava muito bem fisicamente, senão não teria aguentado passar por tudo isso”, contou.

Ainda sem previsão de alta, o conde afirmou estar se sentindo muito bem e animado. “Estou ótimo, levanto, ando, faço fisioterapia com pesos de dois quilos. Aproveitei para fazer todos os exames, fiz um check-up e estou zero bala. Os médicos ainda não podem definir a alta por causa dos drenos no meu estômago. Eu estava com seis [drenos], cinco já saíram e agora só estou com um. Mas tem que esperar eles cicatrizarem e eles têm que fechar de dentro para fora. E ainda não posso comer nada, continuo com a nutrição parenteral. Mas logo estarei em casa”, afirmou.

Em 2009, Chiquinho fez uma cirurgia bariátrica e teve sérias complicações no pós-operatório. O Conde passou 45 dias em coma induzido, mas depois se recuperou bem. Na época, tudo se complicou depois de ele ingerir 5 litros de água e suco. Um dos pontos da cirurgia estourou e o líquido vazou para a cavidade abdominal, provocando uma peritonite (infecção na membrana que reveste os órgãos internos).

Na ocasião, Chiquinho chegou à beira da morte ao Sírio-Libanês, com infecção generalizada e sinais de falência no fígado, no pâncreas e nos rins. Os médicos chegaram a estimar suas chances de sobrevivência em apenas 10%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Grávida, Fernanda Vasconcellos posa abraçada a Cássio Reis: “Melhor lugar”
Larissa Manoela posa de noiva: “Cresci, realmente não sou mais uma atriz mirim”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa