Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Home Mundo Com casos de covid em alta, Áustria endurece regras para não vacinados

Compartilhe esta notícia:

A Áustria iniciará nesta segunda-feira (8) uma série de restrições para as pessoas não vacinadas contra a covid-19. O país europeu, assim como outros no continente, passa por uma alta de casos de coronavírus atribuída à taxa de vacinação insuficiente para controlar a transmissão.

Pelas regras definidas na última sexta-feira (5) pelo governo austríaco, pessoas que não apresentarem comprovante de vacinação contra a covid-19 terão entrada proibida em:

— restaurantes, bares e cafés

— hotéis

— salões de beleza e cabeleireiros

— eventos públicos com mais de 25 pessoas

Até então, as pessoas não vacinadas podiam frequentar esses e outros lugares, desde que apresentassem um teste negativo para o coronavírus ou tivessem se recuperado de uma infecção anterior pelo vírus da covid-19.

No mês passado, o governo prometeu impor uma espécie de “lockdown para pessoas não vacinadas” — ou seja, restrições de locomoção ainda mais rígidas para que não tomaram a vacina.

“É nossa responsabilidade proteger as pessoas do país”, disse o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, durante o anúncio na sexta-feira, segundo a Associated Press.

A Áustria, assim como a vizinha Alemanha, registrou recordes no número diário de novos casos de covid-19 desde o início da pandemia. No sábado, foram 9.923 novos diagnósticos confirmados da doença.

Atualmente, dois terços da população austríaca recebeu ao menos a primeira dose, e 64,5% estão completamente imunizados contra a covid. São percentuais considerados ainda baixos e insuficientes, ainda mais na comparação com outros países da Europa Ocidental, como a Espanha, que está perto dos 80% de cobertura vacinal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na última semana que a Europa voltou a ser a região mais preocupante em relação à pandemia. Isso vale inclusive para países com a cobertura vacinal maior, na Europa Ocidental, como Reino Unido, Alemanha e a própria Áustria.

Porém, a situação é pior em países do Leste Europeu e de parte da Europa Central, onde a população é mais resistente às vacinas e os números da covid-19 não param de subir.

A Rússia, por exemplo, vem registrando uma média móvel de mortes superior a 1 mil. Em Moscou, cidade mais afetada no país, escolas, salões de beleza, lojas, academias e outros serviços “não essenciais” estão fechados. Lá, só um terço das pessoas está completamente imunizada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Passageiros são presos após tentarem entrar ilegalmente na Espanha em parada de emergência de avião
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden diz que eleições na Nicarágua ‘não foram livres nem justas’
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde