Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Com três dias de programação, começa em Bagé o 12º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Compartilhe esta notícia:

A partir desta sexta-feira (17), a cidade gaúcha de Bagé recebe a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. São três dias de mostra competitiva com entrada franca e marcada pela presença de títulos relacionados à cidade e ao Pampa. Em destaque, diversos filmes em curta e longa-metragem produzidos em 14 países.

O evento começa às 10h, com “Fronteriz@s”, longa coletivo divido em cinco episódios de documentário e ficção sobre singularidades culturais da região de fronteira entre Brasil e Uruguai. Às 18h, “Máquina do Desejo – 60 Anos de Teatro Oficina” (2021), de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, que analisa as seis décadas da companhia de José Celso Martinez Corrêa.

E para as 20h30min está prevista a comédia futurista “Mateína”, de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala. A trama se passa no Uruguai de 2045, quando a proibição da erva-mate motiva dois contrabandistas a viajar até o Paraguai em busca do produto.

Já no sábado, às 16h, será a vez de “Verona” (2021), de Ane Siderman. Trata-se de uma das últimas idealizações do falecido ator gaúcho Leonardo Machado (1976-2018). Exibido originalmente em formato de série, o filme transpõe o drama shakesperiano “Romeu e Julieta” para o ambiente de Bagé.

A programação continuará às 18h com “A Nuvem Rosa” (2021), de Iuli Gerbase, produção gaúcha exibida no festival internacional Sundance (EUA) e cujo enredo é sobre uma nuvem mortal obriga todos a ficarem em casa – situação enfrentada por muita gente nestes tempos de pandemia.

Às 22h, o documentário “Cavalo de Santo” (2021), de Mirian Fichtner e Carlos Caramez, encerrará o segundo dia de atrações. Fruto de dez anos de pesquisa, a produção retrata o universo religioso afrobrasileiro no Rio Grande do Sul.

Por fim, o domingo terá outro título documental, “De Olhos Abertos” (2020), de Charlotte Dafol, às 16h. A produção mostra pessoas em situação de rua que produzem e vendem em Porto Alegre o jornal “Boca de Rua”.

O clico será encerrado a partir das 18h com “Bravos Valentes – Vaqueiros do Brasil” (2021), de Ralf Tambke e que traça um paralelo entre as lides campeiras de Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco. No fechamento do Festival (20h), o Centro Histórico Vila de Santa Thereza será palco para a cerimônia de premiação, às 20h.

Relevância

Tendo como homenageado o jornalista e crítico porto-alegrense Roger Lerina, o 12º Festival Internacional de Cinema da Fronteira é realizado pela Associação Pró-Santa Thereza e Urcamp, com produção da Anti Filmes e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé. Programação completa e outros detalhes podem ser conferidos nas redes sociais Facebook e Instagran, pela página “festivaldafronteira”.

“O evento mostra o que temos de melhor para o cinema e a consagração de talentos”, salienta o prefeito de Bagé, Divaldo Lara. “O audiovisual se constrói dia a dia pela arte, cultura, geração de trabalho e renda.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Nove dos dez maiores municípios atendidos pela Corsan firmaram aditivos contratuais
Vigilância em Saúde do Estado emite alerta para ocorrência de casos de Influenza
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias