Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Home em foco Defesa Civil alerta para possibilidade de temporal em Porto Alegre neste domingo

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil de Porto Alegre está atenta às atualizações da previsão do tempo e às condições meteorológicas previstas para este final de semana. O órgão municipal emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de tempestade que pode atingir a Capital no domingo (7). Seguindo as orientações da Sala de Situação da Sema-RS, existe possibilidade de tempo severo e chuvas intensas (entre 40 e 60 milímetros por dia), com fortes rajadas de ventos (entre 60 e 80 quilômetros por hora) e eventual queda de granizo.

Essas condições podem acarretar danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e dificuldades na mobilidade urbana. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), formada por diversos órgãos municipais e estaduais, está monitorando de perto as atualizações da previsão do tempo e mantendo equipes preparadas para prestar assistência à população caso necessário.

A Defesa Civil orienta que a população tome medidas de precaução, evitando sair de casa durante o período do alerta. É fundamental buscar abrigo em locais seguros e manter distância de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, que podem representar riscos durante ventos fortes. Além disso, é recomendado não atravessar áreas alagadas, estar atento a possíveis mudanças nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

Contatos

Em caso de dúvidas ou emergências, a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Baixas temperaturas

Este sábado (6) marcou o primeiro amanhecer com frio no mês de abril no Rio Grande do Sul, embora não intenso. Segundo a Metsul, temperaturas abaixo da média foram observadas em diversas áreas do estado no começo do dia com marcas ao redor de 10ºC em localidades da Campanha e da Serra.

De acordo com dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores mínimas no estado neste sábado foram de 10,5ºC em Dom Pedrito; 10,6ºC em São José dos Ausentes; 10,7ºC em Vacaria; 11,1ºC em Canela; 11,8ºC em Jaguarão; 12,3ºC em Livramento; 12,7ºC em Soledade; 12,9ºC em Lagoa Vermelha e Capão do Leão; 13,0ºC em Camaquã e Bagé; 13,2ºC em Bento Gonçalves; 13,7ºC em Quaraí; e 13,9ºC em Serafina Corrêa.

Estações automáticas particulares acusaram mínimas de 7,6ºC em Herval; 8,2ºC em Canela; 9,6ºC em Vacaria, 10,0ºC em Bom Jesus; 10,2ºC em São José dos Ausentes; 10,6ºC em Caçapava do Sul; 10,7ºC em São Francisco de Paula; 10,9ºC em Cambará do Sul; 11,0ºC em Monte Alegre dos Campos; 11,6ºC em Piratini; 11,7ºC em Pelotas; e 11,9ºC em Livramento.

Na capital também houve queda de temperatura. A mínima na estação da Secretaria da Agricultura, no bairro Lami, no extremo Sul de Porto Alegre, desceu a 11,7ºC. Mais ao Sul da capital, o Inmet mediu 13,6ºC, em Belém Novo. Não há massa de ar frio de forte intensidade sobre o Rio Grande do Sul. O resfriamento foi muito favorecido pela atmosfera mais seca e o tempo aberto na madrugada.

Tanto que na tarde de sábado chegamos a máximas acima de 30ºC em parte do estado, sobretudo no Noroeste, precedendo um evento de instabilidade com chuva forte e temporais previsto e alertado para domingo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Mulher misteriosa morta há 44 anos nos Estados Unidos pode ser uma brasileira
Últimos dias para solicitar o saque calamidade do FGTS por causa do temporal de janeiro em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias