Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Home coronavírus Em menos de dois anos, a pandemia de coronavírus já custou as vidas de 37.175 gaúchos

Compartilhe esta notícia:

Boletim oficial divulgado neste domingo (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) adicionou 14 mortes à estatística do coronavírus no Rio Grande do Sul, que já soma 37.175 casos fatais de covid. Também foram registrados 4.135 novos testes positivos, ampliando assim para 1.927.675 os contágios conhecidos em praticamente 23 meses de pandemia.

Os óbitos mencionados pelo balanço são detalhados a seguir, em ordem alfabética conforme a cidade onde a pessoa residia (e não onde faleceu), com menção também ao gênero (feminino ou masculino) e idade. Percebe-se a repetição de um aspecto presente nos últimos relatórios: o amplo predomínio de idosos – apenas uma das 14 vítimas mais recentes não se enquadra nesse perfil.

– Camaquã (homem, 57 anos);
– Pelotas (homem, 69 anos);
– Porto Alegre (mulher, 69 anos);
– Porto Alegre (homem, 70 anos);
– Sapucaia do Sul (mulher, 71 anos);
– Porto Alegre (homem, 72 anos);
– Alvorada (homem, 74 anos);
– Benjamin Constant do Sul (homem, 76 anos);
– Chapada (mulher, 79 anos);
– Capão da Canoa (homem, 81 anos);
– Canoas (mulher, 82 anos);
– Tucunduva (mulher, 83 anos);
– Santa Rosa (homem, 88 anos);
– Tenente Portela (homem, 92 anos).

Curiosamente, apenas uma dentre todas as 497 cidades gaúchas ainda não registra qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 309 testes positivos desde o começo da pandemia, na primeira quinzena de março de 2020.

Vale ressaltar que os números deste domingo, de um modo geral, são atípicos em relação aos divulgados nos últimos dias. O motivo é, provavelmente, a já tradicional subnotificação de dados aos fins de semana e feriados, quando não há expediente em diversos órgãos públicos ou nos setores administrativos de hospitais, por exemplo, causando atraso no envio de dados aos sistemas dos governos estadual e federal.

Outros dados sobre a pandemia

Dentre os infectados até agora, ao menos 1.765.248 (92%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 125.137 (6%) são casos ativos (em andamento), o que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos graves atendidos em hospitais.

A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 62,5% no início da noite deste domingo (contra 62% no dia anterior), de acordo com o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.924 pacientes para um total de 3.078 leitos da modalidade em 301 hospitais.

Já o total de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid totaliza 117.562 (6%) desde março de 2020. Destas, 27 foram efetuadas nas últimas horas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Bolsonaro participa de festa de aniversário em Brasília
Projeto de lei prevê crédito a passageiro que cancelar ou remarcar voo
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde