Sábado, 04 de Dezembro de 2021

Home em foco Entenda por que os EUA permitem entrada de turistas vacinados, mas imigrantes que querem asilo são barrados

Compartilhe esta notícia:

Os Estados Unidos têm uma regra que vale para seis, mas não vale para meia dúzia. Enquanto turistas vacinados podem entrar no país, imigrantes também vacinados, que estão pedindo asilo para fugir da violência em países da América Central, não podem. Por quê?

Porque o governo Biden decidiu manter uma medida implementada pelo governo Trump, que diz que os EUA têm direito de negar asilo a imigrantes por risco de saúde pública – neste caso, pelos riscos da Covid-19. Mas, na época em que Trump impôs a medida, nenhuma medida havia sido aprovada e os Estados Unidos estavam no auge da pandemia. Agora, não só a maior parte da população norte-americana já está vacinada, como também muitos dos imigrantes que pedem asilo.

O governo Biden foi eleito com a promessa de ser mais amigável a imigrantes. Mas, na prática, tem sido bem diferente: um milhão de imigrantes foram expulsos na fronteira em um período de 12 meses. Deste período, dez meses foram dentro do governo Biden.

 

Recorde

As autoridades dos Estados Unidos detiveram mais de 1,7 milhão de imigrantes ao longo da fronteira com o México durante o ano fiscal de 2021, que terminou em setembro, revelou o jornal “The Washington Post” recentemente.

As prisões feitas pela patrulha americana de fronteira atingiram os níveis mais altos já registrados, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA revelados pelo jornal.

As tentativas de entrar no país sem documento começaram a aumentar já em 2020 e dispararam neste ano, após a posse do presidente Joe Biden. Mais de 200 mil pessoas foram detidas apenas em julho e agosto.

A esperança dos imigrantes da América Latina, incluindo brasileiros, era que o novo governo fosse menos agressivo do que o anterior, do ex-presidente Donald Trump, que tinha uma retórica agressiva e duras medidas contra a imigração ilegal.

Mas o governo democrata tem mantido, em parte, a política do governo anterior — o que levou Biden a ser duramente criticado por aliados e determinar a deportação de imigrantes sem documentos apenas se eles representarem uma ameaça à segurança do país.

Em meio à crise migratória, o governo do México vai, por exemplo, voltar a exigir vistos para brasileiros. A medida visa desestimular a ida ao país de brasileiros que tentam entrar nos EUA sem documentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Ministério da Defesa do Brasil envia comitiva aos Emirados Árabes para participar do Dubai Airshow
Brasileiros relatam medo com a retomada de lockdown na Holanda, que já estava mais aberta
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada