Terça-feira, 18 de Março de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de abril de 2022
O primeiro caso humano conhecido de gripe aviária H5 nos Estados Unidos apareceu em uma pessoa no Colorado, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A pessoa testou positivo para o vírus da gripe aviária A (H5) e estava envolvida no abate de aves que se presume terem tido a gripe aviária H5N1, disse o CDC em comunicado.
“Este caso não altera a avaliação de risco humano para o público em geral, que o CDC considera baixa”, acrescentou a agência em comunicado.
O paciente relatou fadiga por alguns dias como o único sintoma e desde então se recuperou, disse o CDC, acrescentando que a pessoa estava sendo isolada e tratada com o medicamento antiviral oseltamivir.
Os vírus H5N1 foram encontrados em aves comerciais e de quintal dos EUA em 29 Estados e em aves selvagens em 34 Estados desde que o CDC começou a monitorar doenças entre pessoas expostas aos vírus no final de 2021.
“O CDC rastreou a saúde de mais de 2.500 pessoas com exposição a aves infectadas pelo vírus H5N1 e este é o único caso encontrado até o momento. Outras pessoas envolvidas na operação de abate no Colorado testaram negativo para infecção pelo vírus H5, mas eles estão sendo testados novamente com muita cautela”, disse o CDC.
Globalmente, este é o segundo caso humano associado a esse grupo específico de vírus H5, que atualmente são predominantes, disse o CDC. O primeiro foi relatado no Reino Unido em dezembro de 2021.
Sintomas
A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença que geralmente afeta apenas as aves.
Os nomes das cepas dos vírus influenza são definidos pelas proteínas essenciais para a capacidade de infecção: a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). Existem várias cepas diferentes de gripe aviária: 16 subtipos H e 9 subtipos N. Apenas aqueles marcados como H5, H7 e H10 causaram mortes em humanos.
A forma mais comum e mortal do vírus é chamada de Influenza A (H5N1) ou vírus H5N1.
A maioria dos casos de infecções humanas por gripe aviária se deve ao contato com aves infectadas ou superfícies contaminadas com excreções de aves infectadas: saliva, secreções nasais ou fezes.
Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta e, às vezes, doenças respiratórias graves e pneumonia.
O CDC recomenda os seguintes medicamentos para o tratamento: oseltamivir oral (nome comercial: Tamiflu), zanamivir inalado (nome comercial: Relenza) e permavir intravenoso (nome comercial: Rapivab).
No Ar: Show de Notícias