Domingo, 21 de Abril de 2024

Home Mundo Ex-colônia britânica fará referendo sobre se tornar uma república

Compartilhe esta notícia:

Antígua e Barbuda, um país da Commonwealth e ex-colônia do Império Britânico localizado no Caribe, realizará um referendo sobre se tornar uma república e remover o rei Charles III da chefia de Estado dentro de três anos, disse seu primeiro-ministro.

Gaston Browne, primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, disse no sábado (10) que “este é um assunto que deve ser levado a um referendo para que o povo decida”. “Isto não representa nenhuma forma de desrespeito ao monarca”. “Isso não é um ato de hostilidade, ou qualquer diferença entre Antígua e Barbuda e a monarquia.”, declarou em sua primeira entrevista desde a morte da rainha Elizabeth II na quinta-feira (8).

Soberania

Ele acrescentou que este “é um passo final para completar o círculo de independência e se tornar uma nação verdadeiramente soberana”.

O país caribenho é um dos 14 estados a manter o monarca britânico como chefe de estado. Browne assinou um documento que confirma o status de Charles como o novo rei. Este documento, porém, não proíbe a independência do país no futuro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cortejo com caixão de rainha Elizabeth II chega à capital da Escócia
Alunos vivenciam a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada