Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home em foco França relaxa restrições contra a Ômicron e voltará a permitir pipoca no cinema

Compartilhe esta notícia:

A França anunciou que vai relaxar medidas de isolamento impostas em dezembro por causa do surto provocado pela variante Ômicron do coronavírus, já que a situação geral da pandemia no país está começando a melhorar, segundo o primeiro-ministro, Jean Castex.

Em medidas escalonadas a partir de 2 de fevereiro, casas noturnas poderão reabrir, não haverá limites de público em eventos abertos de esportes e entretenimento, as pessoas poderão voltar a consumir pipoca dentro dos cinemas e o uso de máscaras não serão mais compulsório ao ar livre.

Numa segunda etapa, os protocolos criados nas escolas, que entre outras coisas exigem que as crianças usem máscaras durante as aulas, poderão ser relaxados. Castex encorajou os pais a vacinarem crianças de 5 a 11 anos e disse que os menores de 12 a 17 anos agora poderão receber a dose de reforço.

No entanto, o passaporte da vacina, um certificado de vacinação para entrar em locais públicos como restaurantes, cafés, cinemas e trens de longa distância, entrará em vigor como planejado, disse Castex. A medida, aprovada pelo Parlamento, começará a ser aplicada a partir de 24 de janeiro.

O passaporte da vacina substitui o antigo passe, que permitia a apresentação de um teste negativo para covid para frequentar esses lugares.

O passaporte poderá ser abandonado mais tarde se o risco da pandemia para a saúde pública diminuir significativamente, disse Castex em uma entrevista coletiva. O ministro da Saúde, Olivier Veran, disse que isso dependerá da pressão a que os hospitais estão sujeitos.

“A onda ligada à variante Delta está claramente recuando em todos os lugares”, disse Castex.

Ao mesmo tempo, afirmou ele, o surto causado pela Ômicron “está começando a arrefecer nas regiões atingidas primeiro por essa variante”.

A França relatou mais de 425 mil infecções pelo coronavírus na quinta-feira, mas o número de pacientes com covid em terapia intensiva se estabilizou, deixando algum espaço de manobra para o governo.

O organismo de consulta científica do governo disse que a quinta onda da pandemia do coronavírus permanecerá com um nível elevado de infecções, mas controlável, até meados de março.

O passaporte da vacina ainda precisa da luz verde do Tribunal Constitucional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Manifesto de 450 auditores fiscais chama de ‘irresponsável’ declaração do ministro Ônix Lorenzoni sobre os fiscais da Receita Federal
Estudo brasileiro em parceria com Oxford constatou imunidade contra a ômicron em 90% dos voluntários que tomaram terceira dose com vacina da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada