Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Home Variedades Gilberto Gil fala sobre eleição para ABL: “Presença dos negros ainda é pequena”

Compartilhe esta notícia:

Um antigo sonho da Academia Brasileira de Letras, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura (de 2003 a 2008) Gilberto Gil, foi eleito para a instituição na quinta-feira. O novo titular da cadeira 20 teve 21 votos, superando o poeta Salgado Maranhão (7 votos) e o escritor Ricardo Daunt (nenhum voto). Abaixo, confira algumas falas de Gil sobre a eleição.

Novos membros

A academia vai ter o auxílio de pessoas como eu e como Fernanda Montenegro [eleita semana passada] e outros acadêmicos já instalados e comprometidos com a vida cultural brasileira . Espero que a gente consiga levar o projeto histórico da ABL adiante.

Representatividade negra

A academia está dando um recado que o Brasil é diverso. Nos campos de representação da vida cultural a presença dos negros ainda é pequena. Desse vasto universo a academia está a amplidão e a abrangência do Brasil. A sociedade é um diálogo entre quem trabalha no establishment e quem está no trabalho diário de dinamização da vida. É um diálogo entre esses dois campos , uma seta no passado e uma seta no futuro.

Política cultural

Não temos mais ministério, o que foi uma atitude desse governo de dizer não a esse amplo significado da vida cultural. Mas o nosso compromisso é outro, o do reconhecimento do Brasil, de onde viemos, nossas origens.

Sobre um ministro do Exército ter ocupado a cadeira 20 durante a ditadura

Atribuo a presença na ABL de alguém como Lyra [general Aurélio de Lyra Tavares, que assinou o AI-5] a um determinado momento de exceção da sociedade. Fui vitimizado pela ditadura mas agora a vida democrática foi restaurada. Agora estou aqui, enquanto vivemos várias aberturas. A vida democrática se intensificou. A variedade de participação a na sociedade se ampliou. se fizer uma pesagem entre retrocessos e avanços, os avanços superam.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Antonia Fontenelle desiste de briga por herança de Marcos Paulo e herda 4 milhões de reais
Seis filmes para refletir sobre o papel das redes sociais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa