Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Brasil Greve de pilotos atrasa voos em ao menos 13 aeroportos brasileiros entre eles o de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A greve de pilotos e comissários, iniciada nessa segunda-feira (19) entre 6h e 8h, resultou em ao menos 60 atrasos e mais de 10 cancelamentos de voos pelo País, incluindo em Porto Alegre. Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a paralisação pode atingir somente 10% dos funcionários das empresas aéreas.

As interrupções de duas horas devem ocorrer diariamente e por prazo indeterminado em nove aeroportos: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a recomendação é de que após o período de paralisação, os voos tenham partida nos horários normais.

Situação

O aeroporto de Congonhas, até 10h30 dessa segunda, registrou 38 atrasos e cinco cancelamentos de voos. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, 13 atrasos e seis cancelamentos foram contabilizados, segundo informações da Infraero, estatal que administra os dois aeroportos.

“A Infraero está monitorando o movimento nos seus terminais e, caso necessário, adotará as medidas contingenciais previstas no Plano de Segurança Aeroportuário. A orientação é que os passageiros procurem informações sobre seus voos antes de se dirigirem aos aeroportos”, afirmou, por nota, a assessoria.

Em Congonhas, os tripulantes uniformizados se reuniram no saguão do terminal, pouco antes das 6h, para reivindicar por melhores salários. Outra demanda da categoria é que as empresas aéreas respeitem os horários de descanso dos profissionais.

O aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, informou que “devido à paralisação dos aeronautas na manhã desta segunda-feira, seis voos estavam atrasados e nenhum havia sido cancelado por volta das 8h”.

Em Brasília, até as 9h30, a greve resultou em 25 atrasos — 14 em decolagens e 11 em pousos — no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A categoria, que reivindica melhores condições de trabalho e reajustes salariais, fez uma paralisação de duas horas no início da manhã.

Segundo a Infraemerica, concessionária do terminal, dois voos foram cancelados: um vindo de Salvador e outro com destino a Fortaleza. Ainda segundo a concessionária, a greve reuniu um pequeno grupo de manifestantes na entrada do embarque doméstico.

Aos passageiros com viagens marcadas para essa segunda, a orientação é que cheguem com, pelo menos, 2 horas de antecedência ao aeroporto. Em caso de dúvidas a companhia aérea deve ser acionada.

No aeroporto de RioGaleão, até às 8h, foram registrados três voos atrasados para Recife, Fortaleza e Porto Seguro. No aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, as operações estavam normais, sem nenhum registro de atraso ou cancelamento.

Segundo a Agência Estado, em Viracopos, aeroporto de Campinas-SP, foram registrados dois voos atrasados na manhã dessa segunda.

Em Fortaleza, o Aeroporto Pinto Martins teve pelo menos sete voos atrasados como reflexo da greve dos aeronautas. Dos voos atrasados, seis tinham destino a São Paulo: três da Gol e três da Latam. Também houve atraso em voos com destino a Rio de Janeiro e Brasília.

Já no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde a adesão à greve foi mais baixa, até as 9h30, dois embarques e dois desembarques foram cancelados no terminal. Também foram registrados sete atrasos até às 9h30. Todos os voos tinham como destino os aeroportos de Congonhas e Guarulhos.

Apesar destas informações, a assessoria da Fraport Brasil, concessionária que administra os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, disse que os dois terminais não registraram nenhum problema nesta manhã. A concessionária reforçou o que foi constatado nos painéis das companhias aéreas, que os atrasos registrados tanto nas duas capitais foram reflexo de problemas em outros terminais, especialmente os de São Paulo.

Em nota, a Fraport Brasil, disse ainda que não tem gestão sobre a greve e nem sobre os procedimentos das companhias aéreas para remarcação de voos. A concessionária orienta que os usuários acompanhem eventuais atrasos ou cancelamentos de voos por meio do painel de voos no seu site que possui um ferramenta atualizada em tempo real para os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Penhor: entenda o que é, como funciona e quais bens podem ser penhorados
Gestante em contrato de experiência não tem estabilidade no emprego
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde