Domingo, 07 de Agosto de 2022

Home Você viu? Insetos no verão: saiba como se proteger

Compartilhe esta notícia:

Com as altas temperaturas e as chuvas típicas do verão, vem também a preocupação com os insetos, não é mesmo? E não é para menos, já que alguns deles podem transmitir várias doenças para os seres humanos.

É o caso do Aedes aegypti, que transmite, por meio da sua picada, a dengue, a Zika e a Chikungunya, doenças que podem trazer complicações sérias para nós. Esse mosquito tem um ciclo de vida de 35 a 40 dias e sua fêmea é capaz de colocar até 1.500 ovos durante sua vida, geralmente em água parada e limpa.

Já deu para perceber que realmente é muito importante tomar as medidas de prevenção para impedir a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, não é mesmo? Então confira algumas dicas para afastá-los:

Passe repelente

Um dos principais hábitos que ajudam a impedir que mosquitos como o Aedes aegypti cheguem perto é a aplicação diária de repelente, logo de manhã. “Assim como nós nos protegemos contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol com uso de protetor solar, é preciso inserir no dia a dia repelentes que vão garantir a proteção contra os mosquitos transmissores de doenças.”, afirma Ana Beatriz Guerra, Head de marketing para a categoria de pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial.

Mas cuidado na hora de passar o produto no rosto, viu? O ideal é borrifar ou aplicar o repelente nas mãos e, aí sim, usá-las para espalhar o produto no rosto, sempre prestando atenção para não o passar nos olhos e na boca.

Use repelentes elétricos e inseticidas no formato aerossol

Para manter a sua casa protegida durante o dia todo, uma boa dica é utilizar repelentes elétricos, que afastam ameaças como o Aedesaegypti. Vale lembrar que é necessário deixar uma fresta da janela ou da porta aberta, pois isso facilita que os mosquitos consigam sair do ambiente.

Já nos casos em que é preciso eliminar imediatamente um mosquito que apareceu no local, o mais adequado são os inseticidas em formato aerossol. Nesses casos, a aplicação pode ser feita mirando diretamente nos mosquitos, pulverizando de 3 a 6 segundos, ou no ambiente como um todo, deixando ele agir por 20 minutos e sempre mantendo o local arejado.

Elimine focos de água parada

Como os focos de água parada criam um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, é muito importante fazer vistorias semanais na sua casa para não deixar que eles apareçam.

Porém, existem alguns locais da casa dos quais é mais difícil retirar a água, como calhas, bromélias, ralos e pratos de vasos grandes. Nesses casos, uma boa dica é aplicar larvicidas, que eliminam as larvas do mosquito antes que elas se desenvolvam.

Outros insetos

Apesar de mosquitos como o Aedes Aegypti serem uma das maiores preocupações das pessoas durante o verão, existem também outros insetos que são muito comuns nesse período. As baratas e moscas, por exemplo, aparecem bastante nessa época e também podem transmitir doenças para os seres humanos, principalmente pelo contato que têm com materiais em decomposição e bactérias diversas.

Para cada espécie de inseto, existem truques e produtos que podem ajudar a combatê-los, mas os mais comuns são os repelentes e inseticidas. Além disso, em alguns casos pode ser recomendável contratar um profissional para fazer uma dedetização no local onde os insetos têm aparecido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

A ponte histórica que será removida para o iate de Jeff Bezos passar
Anitta mostra seu poder em famoso programa de TV dos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde