Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Home Você viu? Insônia? Veja 6 dicas simples para criar o quarto ideal e ter uma noite de sono perfeita

Compartilhe esta notícia:

Poucas sensações são tão boas quanto a de acordar depois de uma noite em que seu corpo realmente descansou, se sentindo pronto e com energia para viver o dia. Você sabia que a arquitetura tem papel importantíssimo nessa busca pela noite de sono perfeita?

A forma como o ambiente físico impacta nosso bem-estar é o que o estuda a neuroarquitetura, ramo responsável por aplicar a neurociência, o estudo científico do sistema nervoso, à arquitetura dos espaços. Por isso, decisões relacionadas à disposição de móveis, materiais utilizados, iluminação e cores são cruciais para o nosso conforto – inclusive à noite, enquanto dormimos.

“O sono regula nossos hormônios e durante ele produzimos substâncias importantes e que regulam toda a nossa vida”, explica Adrielly Barron, arquiteta especializada em neuroarquitetura. Por essa razão, é fundamental priorizarmos ambientes que nos induzam a ter noites revigorantes, baseados em nossa rotina e necessidades próprias.

A especialista compartilha seis dicas para que sua casa te ajude a ter um sono de qualidade. Confira!

1. Controle a luminosidade

Assim como o sol vai baixando aos poucos e dando espaço para a escuridão da noite, Adrielly explica que a luminosidade do nosso lar deve acompanhar o mesmo ritmo, ou seja, ir diminuindo gradativamente a partir do pôr-do-sol. “Aposte em um esquema de iluminação circadiana, ou seja, que acompanha o ritmo biológico do nosso corpo”, diz. Luminárias e velas podem ser grandes aliados.

2. Evite cores quentes

Tons quentes, como o vermelho e o amarelo, são conhecidos por trazerem energia ao ambiente, além de serem estimulantes. Por isso, a arquiteta recomenda que cores como essas sejam evitadas dentro do quarto, ambiente onde sensações de paz e relaxamento devem estar em foco.

3. Sem aparelhos elétricos atrapalhando seu sono

Enquanto dormimos, o nosso cérebro funciona em uma frequência elétrica baixa e estável. Segundo a especialista, o ideal é evitar interferências que aumentem essas ondas de eletricidade e atrapalhem o nosso sono. “Por isso, evite ter tomadas, abajures, celulares ou outros aparelhos com funções elétricas a menos de 40 centímetros da cama, à noite”, aconselha.

4. Preze pela qualidade do seu colchão

Quer fazer um investimento em prol do seu sono? Então invista em um bom colchão! Segundo Adrielly, os de espuma devem ser evitados pois podem prejudicar a sua respiração. Os de molas também não são boa opção, por serem de material metálico, condutor de eletricidade. “A gente vive em uma poluição elétrica tremenda, então o ideal é diminuir essas interferências o máximo possível”, explica. Aposte nos colchões de látex, por exemplo.

5. Atenção à disposição dos móveis

Pensar a disposição dos móveis no quarto também é superimportante para promover um descanso saudável. A arquiteta recomenda que a cabeceira da cama nunca fique de costas para a janela, por exemplo. “Mesmo que de forma inconsciente, a nossa cabeça poderá ficar preocupada com a possibilidade de algo ou alguém entrar por ali, ainda que as chances disso ocorrer sejam mínimas”, explica.

6. Materiais naturais são a aposta

Para evitar que nosso organismo fique em contato com produtos químicos presentes em móveis ou objetos, preze pelo uso de materiais naturais no seu quarto. O cuidado também se estende à limpeza: aposte naqueles com o menor número possível de aditivos capazes de prejudicar a nossa saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Entenda como o álcool prejudica a rotina de exercícios
Processo contra Facebook pode obrigar venda do Instagram e WhatsApp
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde