Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Home Tecnologia Jogo desafia a acertar lugares com apenas uma foto do Google

Compartilhe esta notícia:

Um trecho comum de rodovias e árvores, como aqueles vistos na opção “Street View” do Google Maps, apareceu na tela. Poderia ser qualquer lugar da Tasmânia ao Texas.

“Isso é o sul das Filipinas, em algum ponto dessa estrada aqui”, disse Trevor Rainbolt sem pestanejar, clicando em uma área de um mapa do mundo que ficava a menos de 17 quilômetros do local exibido.

Uma estrada que serpenteava pela floresta era a próxima imagem. Lago Tahoe? Sibéria? “Parece ser a Suíça, a menos que seja o Japão. Sim, deve ser Japão”, disse Rainbolt, identificando corretamente o país.

Ele se tornou o rosto de uma comunidade que cresce rapidamente, a de entusiastas da geografia que jogam um jogo chamado GeoGuessr. A proposta é simples: enquanto você olha para a tela de um computador ou de um celular, é apresentado a algum lugar do mundo com uma imagem do Google Street View e deve adivinhar, o mais rápido possível, o local exato onde ela foi registrada. Você pode clicar para percorrer estradas e cidades, procurando pontos de referência ou pistas de idioma que deem alguma dica. Quanto mais próximo for o seu palpite, mais pontos você ganha.

Para alguns, as respostas rápidas de Rainbolt parecem magia. Para ele, são apenas o resultado de inúmeras horas de treino e uma sede insaciável de conhecimento geográfico.

Para aqueles que jogam de vez em quando, analisar imagens estáticas de estradas rurais sinuosas, encostas mediterrâneas e ruas cheias de tuk-tuks pode ser tranquilo, sobretudo sem a pressão do cronômetro. Mas para jogadores profissionais como Rainbolt, o ritmo é frenético, e identificar um local pode levar apenas alguns segundos – ou menos.

Rainbolt não é o melhor jogador de GeoGuessr do mundo. Essa posição de destaque é com frequência creditada a um adolescente holandês que se identifica como GeoStique, ou a um jogador francês conhecido como Blinky. Mas desde o início deste ano, Rainbolt tem sido uma espécie de embaixador do GeoGuessr, graças às suas cativantes postagens nas redes sociais, compartilhadas com seus 820 mil seguidores no TikTok, assim como em outras plataformas sociais.

Vestindo um moletom e, às vezes, usando fones de ouvido enquanto uma música clássica dramática toca ao fundo, Rainbolt identifica países após, aparentemente, apenas dar uma olhada no céu ou em algumas árvores.

Em certos vídeos, ele adivinha o local correto depois de olhar para uma imagem do Street View durante um décimo de segundo, ou para algo escrito, ou uma imagem pixelada – ou todos os itens acima. Em outros, ele está com os olhos vendados e adivinha (corretamente) uma descrição que outra pessoa faz.

O GeoGuessr foi criado em 2013 por um engenheiro de software sueco, Anton Wallén, que teve a ideia enquanto fazia uma trilha pelos Estados Unidos. Os primeiros influenciadores do jogo, como GeoWizard, um youtuber britânico, ajudaram a divulgar o jogo. Ele também ganhou popularidade durante a pandemia, quando ganhou um modo multiplayer chamado Battle Royale.

O site GeoGuessr tem 40 milhões de contas, segundo Filip Antell, chefe de conteúdo da GeoGuessr, uma empresa com 25 pessoas em Estocolmo. Algumas dessas pessoas são assinantes que pagam US$ 2 por mês para poderem jogar um número ilimitado de vezes. A receita, disse Antell, vai para os salários de desenvolvedores e para o Google, que cobra a GeoGuessr pelo uso de seu software.

O GeoGuessr tem uma variedade de modos de jogo. Um dos formatos mais populares é o de duelo, no qual jogadores ou equipes iniciam uma disputa com seis mil pontos e vão perdendo pontos com base na precisão dos palpites de seu adversário, até que a pontuação seja reduzida a zero. Em algumas partidas, você pode clicar para percorrer o mapa, enquanto outros ficam com jogadas “estáticas”. Assim que um jogador adivinha a localização da imagem exibida, o outro tem 15 segundos para acertar seu palpite.

Jogadores profissionais de GeoGuessr – descritos assim por serem os melhores do mundo e não por ganharem a vida fazendo isso – dizem que o cenário de competição ainda está nascendo, mas cresce rapidamente.

Os melhores jogadores, que costumam ter 15 anos, disputam recordes mundiais e começaram a competir em torneios organizados por Rainbolt e transmitidos ao vivo pelo Twitch. Há pouco dinheiro como prêmio, mas os competidores famosos ganham a adulação dos milhares de jogadores mais amadores de GeoGuessr, que se reúnem em um servidor do Discord para trocar dicas e compartilhar pontuações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Novo método consegue identificar o Alzheimer até 17 anos antes dos sintomas
NGL: saiba como funciona a caixinha de perguntas anônimas no Instagram
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada