Segunda-feira, 05 de Outubro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 4 de outubro de 2026
Mauro Mendes (União) e Zé Medeiros (PL) foram eleitos neste domingo (4) para representar Mato Grosso no Senado Federal a partir de 2027. Os dois ficaram nas primeiras posições na disputa pelas duas vagas destinadas ao Estado nas eleições de 2026. Com 97,96% das urnas apuradas, Mauro Mendes tinha 33,22% dos votos válidos, enquanto Zé Medeiros somava 27,43%.
A eleição para o Senado ocorre em turno único e, neste ano, cada Estado e o Distrito Federal escolheram dois representantes. Em Mato Grosso, dez candidatos disputaram as duas cadeiras. Janaina Riva (MDB) terminou na terceira colocação, com 14,48% dos votos válidos. Carlos Fávaro (PSD) ficou em quarto, com 11,42%, seguido por Pedro Taques (PSB), com 6,27%.
Com o resultado, Mauro Mendes deixará o governo de Mato Grosso para assumir pela primeira vez um mandato no Congresso Nacional. Natural de Anápolis (GO), o político tem 61 anos e é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Antes de ingressar na política, atuou no setor industrial e presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), além do Sesi e do Senai no Estado.
Mauro Mendes iniciou sua trajetória política como prefeito de Cuiabá, cargo que exerceu entre 2013 e 2016. Em 2018, foi eleito governador de Mato Grosso e, quatro anos depois, conseguiu a reeleição. Ele permaneceu no comando do Executivo estadual até 2026, quando deixou o cargo para disputar uma das vagas ao Senado. Seus suplentes serão Cidinho Santos (PP) e Elson Ramos (Podemos).
Zé Medeiros, por sua vez, retorna ao Senado. Natural de Caicó (RN), ele tem 56 anos e é formado em matemática pela UFMT e em direito pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis. Antes da carreira política, foi professor e policial rodoviário federal. Também exerceu o cargo de secretário de Trânsito de Rondonópolis entre 2002 e 2005.
Medeiros já havia ocupado uma cadeira no Senado entre 2015 e 2019, quando assumiu como primeiro suplente do então senador Pedro Taques, que deixou o Legislativo para assumir o governo de Mato Grosso. Em 2018, foi eleito deputado federal e conseguiu a reeleição em 2022. Agora, volta à Câmara Alta após ser escolhido diretamente pelos eleitores mato-grossenses.
Durante sua trajetória política, Zé Medeiros tem atuado em temas como segurança pública, infraestrutura e segurança nas fronteiras. Na campanha deste ano, também apresentou propostas relacionadas à legislação tributária e à infraestrutura do Estado. A chapa eleita ao Senado tem Odilio Balbinotti como primeiro suplente e Xuxu Dal Molin como segundo suplente.
A eleição altera a composição da bancada de Mato Grosso no Senado. Mauro Mendes ocupará uma das vagas que estavam com Jayme Campos (União), enquanto Zé Medeiros ficará com a cadeira atualmente ocupada por Carlos Fávaro (PSD). O terceiro senador do Estado, Wellington Fagundes (PL), permanece no cargo até 2031, já que seu mandato não estava em disputa neste ano.