Domingo, 05 de Maio de 2024

Home Brasil Média móvel de mortes por covid no Brasil está há quase dez dias em alta

Compartilhe esta notícia:

O Brasil registrou nesse sábado (18) mais 94 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 668.062 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias é de 133. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 66%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença pelo nono dia seguido.

O País também registrou 19.810 novos diagnósticos em 24 horas, completando 31.691.009 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 34.477, variação de 17% em relação a duas semanas atrás. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.

A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Estados

Seis Estados mais o DF (Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins) não divulgaram seus boletins até as 20h desse sábado. Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rondônia não registraram mortes em 24 horas.

— Subindo: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.
— Estabilidade: Acre, Alagoas, Amapá, Pará e Santa Catarina.

— Caindo: Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia.

— Não divulgaram: Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há Estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estádio Beira-Rio terá ponto de coleta da Campanha do Agasalho neste domingo
Polícia investiga se menina que morreu ao cair do 12º andar no litoral de São Paulo fez ligações ao acordar sozinha e se desesperar
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa