Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home Economia Micro e pequenas empresas geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre deste ano no Brasil

Compartilhe esta notícia:

As MPEs (micro e pequenas empresas) puxaram a criação de empregos formais no primeiro semestre deste ano no Brasil. Dos cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho com carteira assinada criados de janeiro a junho, 961,2 mil – o equivalente a 72,1% do total – originaram-se em pequenos negócios.

Os dados são de uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada com base em informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O desempenho das MPEs é bastante superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022.

Apenas em junho, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, com 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no período. As médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas (26,6% do total).

Setores

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. O destaque entre as micro e pequenas empresas é o setor de serviços, que gerou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78 mil postos.

A construção e a indústria da transformação aparecem na segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. No comércio, as MPEs criaram 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Consumidores gaúchos devem gastar, em média, mais de R$ 230 com presentes para o Dia dos Pais
“Juntamos a fome com a vontade de comer”, diz Lula sobre apoio de André Janones à sua candidatura
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada