Domingo, 03 de Julho de 2022

Home Brasil Mortes por covid no Brasil desde o início da pandemia passam de 620 mil

Compartilhe esta notícia:

O Brasil registrou 23.504 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 22.522.310 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 33.146 — a maior registrada desde 23 de setembro do ano passado (quando estava em 34.366).

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +669%, indicando tendência de alta nos casos da doença. Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho de 2021.

Especialistas acreditam que o aumento de casos visto nos últimas dias é resultado de uma combinação: dos dados que ficaram represados por conta da instabilidade do sistema de notificações do Ministério da Saúde e da disseminação da variante ômicron.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados na noite deste domingo (9). O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Mortes

O País também registrou 50 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 620.031 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi a 123. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +28%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, em 12 de abril.

Normalização do sistema

Os estados começaram a normalizar na última terça (4) a divulgação de números de covid-19 no Brasil após o apagão de dados do Ministério da Saúde.

Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a covid foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas (14 de dezembro) não foi cumprida.

Estados

O Acre não atualizou nenhum dado em virtude da instabilidade do sistema de notificação e o Distrito Federal não divulga atualizações nos finais de semana. Rio Grande do Sul e Tocantins também não divulgaram seus dados neste domingo.

— Em alta (8 Estados): Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia.

— Em estabilidade (6 Estados): Alagoas, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

— Em queda (9 Estados): Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima.

— Não informaram (4 Estados): Acre, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Escola deve indenizar uma família por manter crianças em ambiente insalubre
Incêndio em prédio residencial de Nova York deixa ao menos 19 mortos
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa