Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Home Artes Visuais O quadro “Girassóis”, de Van Gogh, precisará de restauração após ataque com sopa?

Compartilhe esta notícia:

O quadro “Girassóis“, de Vincent Van Gogh exposto na National Gallery de Londres, levou um banho de sopa de tomate na manhã desta sexta-feira por dois jovens britânicos da organização Just Stop Oil. Com valor estimado em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões), a obra não sofreu nenhum dano porque é protegida por uma camada de vidro. Segundo o museu, houve apenas pequenos estragos na moldura. Os dois ativistas foram presos.

A Just Stop Oil defende a suspensão imediata de “todos os futuros licenciamentos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás” no Reino Unido.

“O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, exclamou Phoebe Plummer, de 21 anos.

“A arte vale mais que a vida? Mais que comida? Mais do que justiça?”, diz postagem da organização em rede social. “A crise do custo de vida e a crise climática são impulsionadas pelo petróleo e gás. A disparada dos preços do petróleo e do gás significa que milhões de famílias britânicas não poderão aquecer uma lata de sopa neste inverno. Somente a Resistência Civil pode nos tirar desta crise – a hora de intensificar é agora”.

Os manifestantes foram cercados por um grupo de fotógrafos e jornalistas quando atacaram a pintura, antes de a imprensa ser convidada a sair pela equipe da National Gallery.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Ativistas do clima jogam sopa de tomate em obra de Van Gogh
Novo visual de Johnny Depp impressiona fãs do ator
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias