Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Home Você viu? Onça foge de recinto no Zoológico de Brasília

Compartilhe esta notícia:

Uma onça, chamada Loki, fugiu do recinto onde era mantida, no Zoológico de Brasília. Os funcionários do espaço, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fizeram uma operação para capturar o animal, que foi resgatado por volta das 15h de sábado.

Segundo a administração do Zoo, a suçuarana, também chamada de puma ou onça-parda, ficou o tempo todo na área interna. Porém, 19 visitantes que estavam no local foram retirados às pressas. O espaço ficou fechado no sábado e reabriu neste domingo (9).

Por volta das 9h, uma visitante avistou o animal solto e avisou aos funcionários, que iniciaram as tentativas de resgate. Segundo a Polícia Militar (PM), a onça escapou depois de escalar um fosso de sete metros de altura.

A PM afirma que o animal se escondeu na área de mata fechada, sem acesso dos visitantes. “Ela estava exausta, deitada no mato quando foi vista pelo terceiro-sargento Diego Aguiar”, diz a corporação.

De acordo com os militares, o sargento ficou a menos de três metros de distância da onça e, sem fazer barulho, chamou a equipe de veterinários do zoológico para sedar o felino. Os biólogos usaram dardos com injeções de anestésicos para conter a suçuarana e capturá-la em segurança. Após ser atingida, ela ainda correu, mas foi capturada cerca de 10 minutos depois.

Em uma postagem nas redes sociais, o Zoológico de Brasília informou que o animal foi colocado em observação. “Graças ao esforço coletivo dos vigilantes, brigadistas, biólogos, veterinários, zootecnistas, policias e, principalmente, cuidadores de animais, a captura ocorreu com sucesso sem nenhuma intercorrência”, diz o texto.

Onça-parda

A onça, de 4 anos, chegou ao Zoo de Brasília em 2018 e, por ter sido criada sob cuidados humanos, segundo a administração do espaço, é um animal manso.

“A diretoria irá investigar para saber o que causou a fuga do animal e tomará as medidas necessárias cabíveis.”

Onças-pardas são o segundo maior felino do país – atrás apenas da onça-pintada. O animal adulto pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.

Esses felinos caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo, segundo especialistas. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil.

Pesquisas comprovaram que a espécie é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos, e consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Após batalha judicial, colombiana Martha Sepúlveda morre por eutanásia
Mutações, gravidade, transmissibilidade e rapidez: o que a ciência já sabe sobre a ômicron?
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde