Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

Home Colunistas Paula Mascarenhas diz que sua pré-candidatura “quer integrar a aliança pelo seguimento deste governo”

Compartilhe esta notícia:

Pré-candidata ao governo do estado pelo PSDB, Paula Mascarenhas, que está deixando o comando do partido no estado,  admite que apenas manterá esta candidatura “se for dentro da aliança que vai trabalhar pelo seguimento deste governo. Isso é coerência. Esse governo é do PSDB, apesar do governador ter saído neste último ano, e foi o PSDB que fez esse projeto de governo”, comenta. Alternativamente, projeta que, “se meu nome não estiver na majoritária, devo concorrer a deputada estadual”.

Atual Secretária Executiva de Relações Institucionais, ela está encerrando seu mandato como dirigente do partido, diz que a permanência no partido depende de algumas questões, como “a postura do novo presidente e o posicionamento do partido daqui para a frente”. Paula Mascarenhas conversou neste domingo com o jornalista Flavio Pereira, e admitiu tratar sobre um tema sensível – a condenação em segunda instancia do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), por crime enquadrado na Lei Maria da Penha. Sobre isso, ela disse que repudia essa conduta, e que apenas não abriu um procedimento ético porque está deixando a direção do partido, mas disse esperar que a nova direção encaminhe o caso à comissão de ética partidária.

A decisão  de acompanhar Eduardo Leite no PSD

Paula Mascarenhas disse que, embora tenha grande admiração pelo governador Eduardo Leite e profunda afinidade com ele, “isso não significa que me sinta compelida a tomar as mesmas decisões que ele, especialmente quando se trata de filiação partidária.”

Ela lembra que “não começamos no mesmo partido e isso não nos impediu de trabalharmos com parceria e convergência de ideias na Prefeitura de Pelotas.”

Legado no PSDB

Ao deixar a direção do partido, Paula Mascarenhas comenta que “tenho orgulho como presidente, de ter trabalhado para fortalecer nosso partido no interior e ter conseguido eleger o maior número de prefeitos e vereadores da história do PSDB no estado.” Sobre a recente saída dos prefeitos do PSDB, – 28 prefeitos dos 25 eleitos já saíram – ela comentou que “cada um deles pode expor suas razões individuais, mas o que me relataram foi a decisão de seguir o governador, em reconhecimento ao trabalho que o governo do Estado vem fazendo em relação aos municípios.”

Paula Mascarenhas: “Por enquanto, sou pré-candidata ao governo do Estado”

– Por enquanto sou pré-candidata a governadora pelo PSDB. Sei que é um processo complexo e eu só me vejo como candidata se for dentro da aliança que vai trabalhar pelo seguimento deste governo, por isso sei que vamos precisar de muito diálogo para chegar a uma chapa que represente a todos os partidos da aliança.

Ela reconhece que a construção de uma candidatura ao Piratini é um processo complexo, e  afirma que está pronta para assumir o desafio, “se for a vontade do meu partido e se ela for referenda pelos demais partidos da aliança governista”.

Repudio à conduta do prefeito de Viamão, enquadrado na Lei Maria da Penha

Paula Mascarenhas comentou a recente condenação em segundo grau do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, por crime enquadrado na Lei Maria da Penha:

– Eu já me manifestei antes, em entrevista à jornalista Rosane de Oliveira, expressando meu repúdio a essa conduta que em nada representa a história do PSDB, de valorização das mulheres e de estímulo ao protagonismo feminino. Não abri um procedimento ético no partido porque saiu há poucos dias a decisão judicial de segunda instância e meu mandato já está no período de prorrogação, mas espero que a nova direção encaminhe o caso à comissão de ética partidária”, afirma.

Eduardo Leite anuncia que “em 2026 estarei ao lado do Gabriel”

Mais de 2 mil emedebistas e representantes de partidos da base aliada ao Piratini participaram do Congresso Estadual do MDB sábado (29), onde o destaque foi a manifestação do governador Eduardo Leite (PSD), que abriu apoio à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini:

– Onde estará Eduardo em 2026? Estarei ao lado do Gabriel percorrendo o Rio Grande. Estou aqui para dizer que confio na tua liderança e a todo o MDB que confie na minha participação ativa em defesa do Rio Grande”, anunciou Eduardo Leite.

Valdeci anuncia lançamento de Edegar Pretto ao governo e Pimenta ao Senado

Presidente estadual do PT, o deputado Valdeci de Oliveira definiu como “potente, Simbólico, Representativo e muito pulsante” o 24° Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores realizado neste domingo, em Porto Alegre. O encontro homologou as pré-candidaturas de Edegar Pretto ao governo do Estado e Paulo Pimenta ao Senado Federal. O evento contou com a presença de presidentes e representantes do PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PV, Rede e Avante e também da pré-candidata ao Senado Manuela D’Avila que anunciou sua filiação ao PSOL.

Quatro pré-candidatos ao governo do Estado

Com as definições do fim de semana, quatro partidos já anunciaram os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. Edegar Pretto (PT), neste domingo, Gabriel Souza anunciado sábado pelo MDB, Juliana Brizola pelo PDT e  Luciano Zucco pelo PL.

Hoje, entrega do Prêmio Mérito Ulbra 2025

O Prêmio Mérito Ulbra 2025 será entregue em evento nesta segunda-feira às 19h, no Auditório do prédio 1, no Campus Canoa. O prêmio vai homenagear personalidades gaúchas que mais se destacaram em 2025, superando adversidades, empreendendo e desenvolvendo ações de impacto social no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão 100 agraciados com o Troféu Mérito Ulbra 2025, escolhidos pela comunidade acadêmica em nove categorias.

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

COP30: um autoengano coletivo ou o despertar da verdade climática?
Paula Mascarenhas diz que sua pré-candidatura “quer integrar a aliança pelo seguimento deste governo”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana