Sábado, 22 de Agosto de 2026

Home Eleições 2026 Pesquisa Datafolha: Lula lidera as intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa Datafolha divulgada nessa sexta-feira (21) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 39% das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno. Flávio Bolsonaro (PL) aparece em seguida, com 33%. O levantamento foi encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e é o primeiro divulgado pelo instituto após o início das campanhas eleitorais.

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 5% das intenções de voto, seguido por Renan Santos (Missão), com 4%, e Romeu Zema (Novo), com 3%. O escritor Augusto Cury (Avante) registra 2%.

Samara Martins (UP), Rui Costa Pimenta (PCO), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Edmilson Costa (PCB) aparecem com 1% cada. Clariana Barão (DC) e Hertz Dias (PSTU) registram 0%. Outros 6% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4% se declararam indecisos.

O Datafolha também testou um segundo cenário para o primeiro turno, com a inclusão de Pablo Marçal (PRTB). Segundo o instituto, Marçal está inelegível em razão de uma condenação na Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda deve analisar se ele poderá concorrer e, na última semana, determinou restrições relacionadas à sua campanha até uma decisão definitiva.

Com Marçal na lista, Lula aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro tem 32%. Caiado registra 5%; Renan Santos, 4%; e Zema, 3%. Marçal e Augusto Cury aparecem com 2% cada. Samara Martins, Rui Costa Pimenta, Veterinário Wilson Grassi e Edmilson Costa têm 1% cada. Clariana Barão e Hertz Dias registram 0%. Nesse cenário, 7% afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 4% não souberam responder.

O instituto afirma que a inclusão de Pablo Marçal não altera de forma significativa o quadro geral apresentado pela pesquisa. Foram incluídos no levantamento os 13 candidatos que solicitaram registro ao TSE dentro do prazo.

O Datafolha ouviu 2.058 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04496/2026.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 32% das menções, seguido por Flávio Bolsonaro, com 19%. Jair Bolsonaro (PL) registra 3%; Ronaldo Caiado e Renan Santos têm 2% cada. Romeu Zema e Pablo Marçal aparecem com 1% cada. Outros nomes somam 4%, enquanto 6% afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato. A parcela de indecisos chega a 32%.

O levantamento também perguntou aos entrevistados em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum no primeiro turno. Flávio Bolsonaro registra 46% de rejeição, seguido por Lula, com 45%, e Pablo Marçal, com 22%. Romeu Zema aparece com 16%; Renan Santos e Ronaldo Caiado, com 14% cada; e Rui Costa Pimenta, com 13%.

Samara Martins e Edmilson Costa têm 10% cada; Clariana Barão, 9%; e Veterinário Wilson Grassi, Hertz Dias e Augusto Cury, 8% cada. Outros 2% disseram rejeitar todos ou não votar em nenhum candidato, enquanto 2% afirmaram que votariam em qualquer um ou não rejeitariam nenhum. Outros 2% não souberam responder.

Em relação às simulações de segundo turno, o Datafolha aponta Lula com 47% e Flávio Bolsonaro com 43%. Em um eventual confronto entre Lula e Ronaldo Caiado, os percentuais são de 47% e 40%, respectivamente. Contra Renan Santos, Lula aparece com 47%, enquanto o candidato do Missão tem 37%. Já em um cenário entre Lula e Romeu Zema, o petista registra 48%, e Zema, 38%.

A pesquisa também mediu a avaliação do governo Lula. Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados desaprovam a administração, enquanto 47% aprovam. Outros 3% não souberam responder. Na avaliação geral, 41% consideram o governo ruim ou péssimo; 33% avaliam como ótimo ou bom; 25% classificam como regular; e 1% não soube responder.

O Datafolha perguntou ainda sobre o grau de definição do voto para presidente. No total, 72% dos entrevistados afirmaram estar totalmente decididos, enquanto 27% disseram que ainda podem mudar de voto. Outros 1% não souberam responder.

Entre os eleitores que declararam intenção de votar em Lula, 82% afirmaram estar totalmente decididos, enquanto 18% disseram que ainda podem mudar. Entre os que indicaram Flávio Bolsonaro, 78% declararam ter o voto definido e 21% admitiram possibilidade de mudança.

No caso de Ronaldo Caiado, 57% disseram estar decididos e 42% ainda podem mudar. Entre os eleitores de Renan Santos, 54% afirmaram estar totalmente decididos e 46% disseram que podem alterar a escolha. Já entre os que declararam intenção de votar em Romeu Zema, 29% disseram estar decididos, enquanto 69% afirmaram que ainda podem mudar o voto. (Com informações do portal de notícias g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico no segundo turno, aponta pesquisa Datafolha
Ministro do Supremo André Mendonça manda remover vídeo com deepfake de Flávio Bolsonaro ao lado de Daniel Vorcaro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News