Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Home Brasil Polícia Federal apreende carga de manganês no Pará

Compartilhe esta notícia:

A operação realizada nesta semana contra o garimpo ilegal de manganês no Pará resultou na apreensão de um britador, máquina de grande porte usada para quebrar o minério, duas retroescavadeiras e cerca de 2,4 mil toneladas do minério que havia sido extraído de forma irregular.

O balanço foi divulgado pela Polícia Federal, que atuou de forma integrada com a agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão responsável pela fiscalização de atividades minerais em terras da União.

Segundo a PF, não se trata de uma ação isolada. A operação integrada deverá ser realizada de forma rotineira nos próximos meses. As ações ocorreram na zona rural, entre os municípios de Curionópolis e Marabá. Um garimpo ilegal de minério de manganês foi fiscalizado e interditado.

Há uma semana, cerca de 800 toneladas de manganês foram apreendidas pela PRF na BR-155, em Marabá. O minério estava sendo transportado de forma ilegal, num comboio de 14 carretas.

Manganês

Houve uma explosão do garimpo ilegal no Pará neste ano. De janeiro a maio desse ano, segundo a PRF, foram apreendidas mais de 1,5 milhão de toneladas de minério que transitavam ilegalmente nas estradas e rodovias federais do Pará, quase o dobro apreendido no ano inteiro em 2021.

A entrada dos policiais e fiscais da ANM causou revolta em parte dos garimpeiros, que tenta bloquear as estradas de acesso até os britadores industriais usados na região.

A mineradora Vale, dona de direitos minerários em oito grandes áreas de Marabá, tenta vender esses títulos a outras empresas. Como revelou o Estadão, a Vale nunca fez extração do manganês em suas áreas, mas viu suas áreas serem invadidas nos últimos anos pela extração ilegal. Nenhuma solução concreta, porém, foi dada até hoje a essas invasões.

Hoje, a empresa tenta escapar do passivo ambiental que passou a acumular nas áreas que possui direito de mineração. Na oferta que fez a interessados no negócio, a mineradora declarou que não iria levá-los para visitas técnicas na região, por medo dos invasores.

No Brasil, estão localizadas 10% das reservas mundiais de manganês. Com esse volume, o Brasil é hoje o quarto maior mercado mundial do insumo, atrás apenas de Ucrânia, África do Sul e Austrália.

Aço

O manganês, um dos principais minérios encontrados em terras brasileiras, alimenta a produção mundial do aço e toda a indústria siderúrgica.  Trata-se de um metal importante para a indústria siderúrgica devido à sua composição físico-química. A maior parte do seu consumo hoje se destina para os processos de fabricação de diversos tipos de aço. Além do ferro, pode ser combinado com outros metais na produção de ligas, como as de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.

No dia a dia, está presente nos automóveis e na construção civil. Além dos usos metalúrgicos, pode ser utilizado em baterias, em fertilizantes, fungicidas, rações, e em compostos químicos na produção de agentes oxidantes, como para corantes e aromatizantes, agentes de secagem de pintura e de vedação. A substância também pode ser aplicada para tratamento de água.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Quase dois terços dos eleitores aceitam privatizar a Petrobras
Rússia decide interromper fornecimento de gás para a Finlândia com pedido de adesão dos finlandeses à Otan
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada