Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022

Home Porto Alegre Porto Alegre garante recursos para execução do Programa de Fomento ao setor primário

Compartilhe esta notícia:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), confirmou na sexta-feira (07), o repasse no valor de R$ 640 mil reais para a Prefeitura de Porto Alegre. A verba será executada por meio do Programa de Fomento ao Setor Agropecuário, desenvolvido pelo Centro Demonstrativo Agrícola, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo.

Na prática, o programa contempla a aquisição de equipamentos que qualificarão os Serviços de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal e Produtos de Origem Vegetal, além da melhoria nas atividades de Patrulha Agrícola Mecanizada, extensão rural e assistência técnica. Alem disso, prevê ainda o fortalecimento das empresas de pequeno e médio porte.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, destaca que as atividades primárias desenvolvidas na Capital tem relevância para a produção de alimentos, segurança alimentar, geração de emprego e renda. “Com a execução do programa nós iremos qualificar os sistemas de produção sustentáveis, além de garantir a implementação de novas técnicas de armazenamento e comercialização dos produtos”, disse.

Esse recurso vinha sendo aguardado desde 2019, quando a equipe da prefeitura enviou o projeto ao Ministério da Agricultura. “No ano passado nós reenviamos e reforçamos a importância da execução do programa e das atividades agrícolas desenvolvidas na Zona Rural de Porto Alegre”, salientou Lorenzoni.

O coordenador do Centro Agrícola Demonstrativo, Rudney dos Santos, destaca a importância desse repasse. “Nós apresentamos o projeto e a prefeitura iniciou as articulações para a vinda da verba. Eles sabem entender a importância do setor primário para o desenvolvimento”, disse o coordenador.

Panorama da Zona Rural de Porto Alegre

Atualmente cerca de 1000 famílias desenvolvem as mais variadas atividades vinculadas à produção agropecuária na Capital em 720 propriedades. A zona rural de Porto Alegre representa 8,28% do território da Capital e está distribuída em onze bairros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Lula não fará “carta ao povo brasileiro” em 2022, diz Gleisi Hoffman
PT quer abrir uma CPI para investigar apagão de dados do Ministério da Saúde
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa