Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Política Presidente da Câmara dos Deputados defende endurecimento de regras contra inteligência artificial na eleição

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem falado com preocupação sobre o uso de inteligência artificial na disputa eleitoral de 2024. O uso de vídeos de candidatos com falas fictícias tem sido apontado pelo deputado como uma manobra que poderá tumultuar as campanhas municipais.

A interlocutores, Lira tem afirmado que “inteligência artificial é pior que fake news” e que caberia um endurecimento das regras. O material é visto com potencial de induzir o eleitor a erro e levar ao questionamento de resultados na Justiça Eleitoral. “Imagina isso na semana da eleição?”, tem indagado Lira, de acordo com interlocutores.

Diante da impossibilidade de aprovar leis que interfiram diretamente nas eleições, com menos de um ano para o pleito, a classe política tem mirado em outras medidas, como a discussão de legislações mais gerais e apoio ao Judiciário.

O assunto vem sendo discutido entre a cúpula da Câmara com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ampliação de poderes do TSE para monitoramento e retirada de conteúdos da internet, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2022, é uma das medidas que conta com apoio político para 2024.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Operação Verão nas rodovias gaúchas inicia no Rio Grande do Sul
Manchester City vence Urawa Reds e enfrenta o Fluminense na final do Mundial de Clubes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada