Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Economia Produção industrial brasileira cresce 0,7% em fevereiro

Compartilhe esta notícia:

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% em fevereiro em relação janeiro, na série com ajuste sazonal, eliminando parte da queda de 2,2% registrada no mês anterior. Frente a fevereiro de 2021, houve recuo de 4,3%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º). A indústria acumula queda de 5,8% neste ano e crescimento de 2,8% nos últimos 12 meses. Com esses resultados, o setor industrial está 18,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

O avanço de 0,7% na indústria, na passagem de janeiro para fevereiro, teve perfil disseminado de taxas positivas, alcançando todas as quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes vieram das indústrias extrativas (5,3%) e produtos alimentícios (2,4%). As indústrias extrativas voltaram a crescer após recuarem 5,1% no mês anterior. Já produtos alimentícios tiveram o quarto mês seguido de avanço na produção, acumulando nesse período ganho de 14%.

Outras contribuições positivas foram registradas em produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,2%), metalurgia (3,3%), bebidas (4,1%), outros equipamentos de transporte (15,1%) e produtos de borracha e de material plástico (2,9%).

Por outro lado, entre as dez atividades que tiveram redução na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,4%) exerceram os principais impactos em fevereiro. A primeira eliminou parte do crescimento de 3,1% registrado em janeiro, e a última intensificou a queda verificada no mês anterior (-1,8%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Obras bloqueiam alça entre a Freeway e a Rodovia do Parque neste fim de semana
Com um percurso de 82 quilômetros, Travessia Torres-Tramandaí ocorre neste sábado no Litoral Norte gaúcho
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde