Sexta-feira, 01 de Julho de 2022

Home Verão Raios UVA e UVB: entenda a diferença entre os raios solares ultravioletas

Compartilhe esta notícia:

Você sabe o que são os raios solares UVA e UVB? Na praia, onde a exposição ao sol é maior, os cuidados devem ser redobrados. O sol produz raios invisíveis, conhecidos por ultravioleta A e ultravioleta B. Eles são os principais responsáveis pelo surgimento de câncer de pele e manchas. Como são invisíveis, não conseguimos perceber, apenas sentir os efeitos.

“O que varia é o tipo de incidência de radiação. Então, durante todo o dia, a gente tem a radiação UVA que é uma radiação que consegue alterar o DNA celular. Ela provoca câncer de pele, envelhecimento precoce, verrugas, manchas e flacidez. A gente não fica tão vermelho com a radiação UVA porque ela é mais profunda, mas ela é mais danosa”, explicou a dermatologista Paula Dazzi.

Os UVAs representam 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto. Já os raios UVB, de acordo com especialistas, se intensificam em um determinado momento do dia.

“A radiação que deixa vermelha é a UVB, é aquela que está depois das 10h até às 16h. Ela é mais superficial na camada que atinge a pele e ela causa o vermelhidão. Então, a gente tem que usar filtro solar durante todo o período de exposição”, afirmou a dermatologista.

O protetor solar atua como uma barreira química e física, impedindo que os raios danifiquem a pele. Assim, ao comprar o produto, devemos procurar aqueles que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão

SIRENight reúne amigos para finalização da temporada de verão
Autobronzeadores garantem a pele dourada sem a exposição ao sol
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde