Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Home Saúde Resfriado: 4 dicas para se sentir melhor em apenas 24 horas

Compartilhe esta notícia:

Nariz escorrendo, tosse, sensação de cansaço. Esses são alguns dos sintomas que caracterizam um resfriado. Apesar de não serem capazes de causar grandes complicações de saúde, os resfriados trazem muitos incômodos para o dia a dia. Por isso, quanto antes se livrar dele, melhor.

É sabido que manter-se bem hidratado e separar um tempo para descansar, são duas das melhores e comprovadas maneiras de combater um resfriado. No entanto, existem outras maneiras um pouco mais incomuns de driblar os sintomas e voltar a se sentir bem. Veja abaixo:

Banho quente

Tomar um banho quente pode ajudar a aliviar dores que aparecem como efeito colateral de um resfriado, como as dores de cabeça e no corpo. A água quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea, o que relaxa e acalma os músculos, aliviando as dores e desconfortos.

Além disso, o vapor da água do banho limpa seus seios nasais, tornando o muco mais fino. Isso permite que ele escorra mais facilmente.

Caminhada

Apesar do cansaço que um resfriado traz, reunir suas forças internas, levantar e dar uma rápida caminhada ao ar livre pode ajudar a combater a doença. Segundo a Mayo Clinic, um centro de pesquisa médica dos Estados Unidos, o exercício pode aliviar temporariamente o nariz entupido, abrindo as passagens nasais.

O exercício regular também aumenta seu sistema imunológico ao longo do tempo, o que pode ajudá-lo a combater infecções no futuro.

Comida apimentada

Acredita-se que comidas picantes podem ajudar a desobstruir as vias nasais. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, apontou que um prato picante, feito com molho Madras curry, ajuda a salivar, reduzindo os sintomas de tosse e dor de garganta.

Ingredientes como alho e gengibre, adicionados para dar um toque extra aos pratos, são ricos em zinco, o que pode ajudar a combater o rinovírus que causa muitos resfriados. Os especialistas não acham que os compostos vão entrar em ação imediatamente, mas podem ajudar.

Bebida quente

Uma xícara de uma bebida quente reconfortante pode ajudar a reduzir os sintomas de um resfriado. Um estudo publicado na revista científica Rhinology descobriu que uma bebida quente proporciona alívio imediato de coriza, tosse, espirros, dor de garganta, calafrios e cansaço.

O trabalho apontou que qualquer líquido quente e saboroso é capaz de promover salivação, o que deixará o muco mais fino e alivia os sintomas de garganta inflamada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O Brasil está de fora: Oscar divulga pré-selecionados a melhor filme internacional
Cineasta James Cameron filmou sequências de “Avatar” juntas para evitar “efeito Stranger Things”; entenda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa