Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Home Saúde Saiba quais fatores favorecem o aparecimento de herpes

Compartilhe esta notícia:

O herpes é uma infecção causada por um vírus do qual grande parcela da população tem, mesmo sem saber. Na madrugada da última quinta-feira (10), no Big Brother Brasil 22, da TV Globo, Eliezer beijou Natália e levou uma bronca de Maria não por ciúmes, mas pelo fato de o participante estar com herpes.

“Aqui nesse lugar tem muita coisa acumulada. Várias vezes foi dado uma deixa e não tem nada de errado ter acontecido. Fico mais preocupada pelo fato de você estar com herpes e ela não ter ligado pra isso do que qualquer outra coisa. São duas pessoas solteiras”, afirmou a cantora, que estava ficando com o participante.

Nas redes sociais, os internautas não perdoaram e muitos tiraram sarro da situação.

Mas teve quem chamasse atenção para o fato de que grande parte da população brasileira tem herpes. “As pessoas estão chamando o Eliezer de “Eliherpes” e achando super de boa engraçado. Vocês sabem que cerca de 95% da população brasileira pode ter herpes simples? E que brincadeiras como essas só constrangem os infectados o que atrapalha no diagnóstico e tratamento né?”, escreveu uma internauta no Twitter.

Maria Fernanda Gavazzoni, coordenadora do Departamento de Micologia da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, explica quais são os principais fatores que influenciam na manifestação da doença. A especialista alerta são situações que afetam quem já possui o vírus, que pode ser transmitido por contato direto.

Na estação mais quente do ano, ela recomenda evitar a exposição prolongada aos raios UV, que podem ser uma das causas por trás das erupções na pele.

O estresse prejudica o organismo como um todo, causando diversos problemas, e o herpes não está de fora da lista. “O estresse, em qualquer situação, reduz a imunidade do organismo”, ressalta.

Fatores 

Negligenciar uma boa noite de sono pode não parecer tão sério, mas é um dos fatores agravantes para o surgimento das erupções na pele. Segundo Maria Fernanda, trabalhar demais e dormir pouco pode contribuir para a redução da imunidade.

Para quem tem o vírus HSV-1, a baixa imunidade pode fragilizar a pessoa e acarretar a manifestação da doença. Gavazzoni recomenda manter uma rotina regrada.

A arginina é um aminoácido que pode favorecer a reprodução do vírus da herpes. A médica indica entre os alimentos que devem ser evitados o chocolate, queijo, noz, avelã e amêndoas. “Alguns tipos de farinha também têm arginina na composição, então é importante verificar sempre na embalagem do produto”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O maior parque de flores das Américas fica na Serra Gaúcha
Titi Müller manda indiretas para família do ex-marido
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde