Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022

Home Porto Alegre Substâncias que provocam gosto e odor de terra na água em Porto Alegre são identificadas

Compartilhe esta notícia:

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre identificou as substâncias que provocam gosto e odor de terra na água de Porto Alegre.

Análises comprovaram que as substâncias metilisoborneol e geosmina estavam nas amostras coletadas em 10 de dezembro, na água bruta e tratadas das estações Moinhos de Vento e São João, que abastecem a Zona Norte e parte da região Central da cidade.

Tanto metilisoborneol quanto geosmina são compostos orgânicos produzidos por microrganismos presentes no solo, como bactérias e fungos, ou na água, como as cianobactérias.

De acordo o Dmae, a presença dessas substâncias, não gera riscos à saúde porque a água distribuída passa por tratamento de desinfecção, é potável e segura para consumo.

O órgão informa que ampliou o monitoramento do rio Guaíba e que aumentou a dosagem de dióxido de cloro nas estações de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento e São João.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Procuradoria-Geral da República diz ao Supremo que é prematuro encerrar investigação de Bolsonaro por ataque ao sistema eleitoral
Lotação volta a fazer trajeto do Centro de Porto Alegre até o Campus Agronomia da UFRGS
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde