Domingo, 21 de Abril de 2024

Home Mundo Tropas russas se reagrupam na Ucrânia; ataques continuam apesar de promessa

Compartilhe esta notícia:

Autoridades ucranianas e entidades ocidentais afirmaram nesta quinta-feira (31) que as tropas russas estão se reposicionando dentro da Ucrânia, especialmente na região do Donbass – onde ficam as províncias separatistas de Luhanks e Donetsk, reconhecidas como independentes pelo Kremlin.

“De acordo com nossa inteligência, as unidades russas não estão se retirando, mas se reposicionando. A Rússia está tentando se reagrupar, reabastecer e reforçar sua ofensiva na região de Donbass”, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, a repórteres em Bruxelas nesta quinta-feira.

Um movimento de equipamentos militares russos em direção a Belarus foi observado “provavelmente para reagrupar unidades, bem como para criar uma reserva e repor as perdas humanas, armas e equipamentos de grupos que operam na Ucrânia”, diz um comunicado do Estado-Maior ucraniano desta quinta-feira.

A Rússia havia afirmado anteriormente que havia concluído o que nomeou de “1ª fase” da guerra, declarando que seus esforços seriam, de fato, voltados para o leste ucraniano a partir de então.

O “redirecionamento” russo também implicou na mudança de alvos militares nesta quinta. Apesar do Kremlin ter prometido reduzir os ataques na Ucrânia, bombardeios voltaram a ser registrados no leste do país.

“Nós sentimos claramente que a transferência de tecnologia [militar] em nossa direção está começando agora”, disse Serhiy Haidai, chefe da administração militar da região de Luhansk, em entrevista a uma TV local.

Ataques também foram registrados, na quarta-feira, na cidade nortista de Chernihiv, segundo afirmou o prefeito local Vladyslav Atroshenko.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Endividamento de famílias brasileiras atinge nível recorde em março
Aeroporto de Passo Fundo, no Norte do Estado, reabre para operações em pista reformada
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias