Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Home Porto Alegre Unidade móvel de saúde oferece testes rápidos neste sábado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará neste sábado (2), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz, no bairro São José, em Porto Alegre. Das 9h às 12h, serão oferecidas à comunidade local orientações sobre tuberculose e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os participantes também poderão realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis, hepatites virais e coleta de amostra de escarro. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção.

Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo

A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as ISTs, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é orientar que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Brasil enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões na primeira fase; confira grupos da Copa do Catar
Policiais militares salvam recém-nascida engasgada com leite materno em Viamão
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias