Domingo, 21 de Julho de 2024

Home em foco Vladimir Putin e Kim Jong-un assinam pacto de defesa mútua entre Rússia e Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram, nesta quarta-feira (19), um acordo que aprofunda sua cooperação militar, incluindo uma promessa de defesa mútua em caso de ataque estrangeiro a algum dos dois países.

Em entrevista coletiva após a reunião com Putin em Pyongyang, Kim anunciou a assinatura de uma “parceria estratégica abrangente”.

“O acordo de parceria abrangente assinado prevê, entre outras coisas, a assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes desse acordo”, disse Putin, que fez sua primeira visita à Coreia do Norte em 24 anos.

Kim afirmou que o pacto expandirá a cooperação nas áreas de política, economia e defesa. “As relações entre nossos dois países foram elevadas ao novo nível superior de uma aliança”, prosseguiu. Ele expressou “apoio incondicional” a “todas as políticas da Rússia”, incluindo “apoio total e aliança firme” à guerra contra a Ucrânia.

Putin declarou que Moscou está lutando contra a política hegemônica e imperialista dos Estados Unidos e seus aliados.

A visita de Putin à Coreia do Norte está sendo observada pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul, que expressaram preocupação com os crescentes laços militares entre russos e norte-coreanos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Morre o primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil, Wanderley Tribeck
Acusando Campos Neto de fazer uso político do cargo, PT entra na Justiça contra o presidente do Banco Central
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News