Sábado, 04 de Maio de 2024

Home Geral 15º Festival de Música de Porto Alegre será lançado nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

A 15ª edição do Festival de Música de Porto Alegre será lançada nesta segunda-feira (20), a partir das 18h, no Up Food Art (Rua dos Andradas, 788), Centro Histórico. A última edição do evento ocorreu em 2019, tendo o Auditório Araújo Vianna como palco da final.

O Festival de Música de Porto Alegre se notabilizou por oportunizar o acesso a um palco qualificado para artistas que, na maioria das vezes, faziam a sua estreia frente a um grande público. “O diferencial desta edição serão as etapas descentralizadas, oportunizando uma interação maior da cidade com artistas e músicos, para revelar novos talentos”, explica o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

As inscrições estarão abertas de 9 de dezembro de 2023 a 23 de janeiro de 2024. Podem participar músicas inéditas, entendidas como aquelas que não tenham sido editadas, registradas ou comercializadas em CDs, DVDs, sites de streaming e/ou veiculadas em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou premiadas em outros festivais.

Os vencedores da categoria Música em Geral (1º lugar) e Músico de rua se apresentarão no Revéillon 2025 de Porto Alegre. Os agraciados receberão um troféu concebido pelo escultor, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira.

O Festival de Música de Porto Alegre é voltado a todos os gêneros e estilos musicais e busca valorizar a produção musical da cidade, por meio do incentivo à participação e criação de artistas locais. Também pretende difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural.

O 15º Festival de Música de Porto Alegre é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Açorianos de Dança

Em outra frente, o Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura e Economia Criativa divulgou a lista de indicados ao Prêmio Açorianos de Dança 2023. Sete trabalhos concorrem ao prêmio de melhor espetáculo: Artifícios da Virtuose Dissidente, do Coletivo Grupelho; Ecos, da Transforma Cia de Dança; Pie Jesu Ressuscita-me, de Edison Garcia; Rede, da Plural Cia de Dança; Réquiem, de Igor Pretto; Sonho Ibérico Fado Flamenco, da Cia de Arte La Negra e Alma Lusitana; e Trivial, um espetáculo de b-boys, de Driko Oliveira.

O edital deste ano trouxe como novidade a categoria Revelação, indicada livremente pela comissão julgadora, entre novos intérpretes e coreógrafos que despontaram na cena local. Estão nominados: Andi Goldenberg, Cristiana Soro, Daniel Santo, João Felipe Ott, Leo Silva, Letícia Alcântara e Maria Eduarda (Duda) Thomé.

Foram ao todo 37 inscrições (14 espetáculos, oito criações em multimídia e 15 ações culturais em dança), demonstrando a força e diversidade da produção da cidade, mesmo com a maioria dos espetáculos e projetos sendo financiados de forma independente.

Os vencedores serão revelados no dia 30 de novembro, às 20h, no Teatro Renascença, em cerimônia aberta ao público.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo cria força penal contra crime organizado
Santa Catarina confirma o quinto tornado no mês de novembro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias