Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Home Economia A conta de luz deve ficar mais barata em agosto para milhões de brasileiros

Compartilhe esta notícia:

A conta de luz deve ficar mais barata em agosto para milhões de brasileiros. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai distribuir cerca de R$ 767,2 milhões em bônus da Usina de Itaipu, valor que será creditado diretamente nas faturas.

O desconto ocorre após resultado positivo da chamada Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu, mecanismo que reúne receitas e custos da operação da hidrelétrica. Em 2025, por exemplo, a conta alcançou resultado positivo de R$ 1,29 bilhão.

Quando há sobra de recursos, o montante é devolvido aos consumidores. O valor aparecerá automaticamente como abatimento na conta de energia ao longo do mês de agosto.

Quem tem direito

O bônus será destinado principalmente a:

Consumidores residenciais;
Consumidores rurais;
Unidades atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
Para receber, é preciso ter registrado consumo de até 350 kWh em pelo menos um mês do ano-base considerado para o cálculo do benefício, neste caso, 2025.

Segundo as regras do setor, o valor do desconto varia de acordo com o consumo de cada cliente, sendo proporcional à energia utilizada nos meses elegíveis.

O valor exato do abatimento depende do perfil de consumo de cada consumidor. Em casos médios, o bônus costuma representar um desconto relativamente pequeno por unidade, mas com impacto relevante quando considerado o total distribuído à população.

De acordo com cálculos da agência, consumidores com média mensal de 116 kWh, receberiam um crédito aproximado de R$ 9,16.

Em anos anteriores, por exemplo, o bônus médio individual ficou na casa de poucos reais, apesar de bilhões distribuídos no total.

O crédito é resultado do saldo positivo nas contas de Itaipu, que pode ocorrer por fatores como:

Variação cambial favorável;
Receitas acima do esperado;
Devolução de recursos usados anteriormente para conter tarifas.
Quando isso acontece, a legislação determina que o valor seja revertido aos consumidores, funcionando como uma espécie de dividendo da energia gerada pela usina.

Com alta do petróleo, arrecadação federal soma R$ 266,8 bilhões em maio

A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou R$ 266,8 bilhões em maio deste ano, informou nesta quinta-feira (25) a Receita Federal.

O resultado representa um aumento real de 10,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação somou R$ 241 bilhões (valor corrigido pela inflação).

O valor também foi o maior já registrada para meses de maio desde o início da série histórica da Receita Federal em 1995 — ou seja, em 32 anos. Com informações dos portais Metrópoles e G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A arrecadação do governo federal com impostos somou quase R$ 3 trilhões em 2025
Empréstimo consignado do INSS encolhe 40% em dois anos com implantação da biometria e o endividamento dos idosos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News