Segunda-feira, 15 de Abril de 2024

Home em foco Assessores enganam Putin sobre derrotas na Ucrânia, dizem os Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem sido mal informado por seus assessores sobre os resultados militares na Ucrânia. De acordo com um relatório da inteligência dos Estados Unidos, revelado na quarta-feira (30), os conselheiros estariam sendo otimistas sobre o conflito, com medo de represálias.

A inteligência americana, citando várias autoridades, mostra o que parece ser uma tensão crescente entre Putin e o Ministério da Defesa, inclusive com o titular da pasta, Serguei Shoigu, que já foi um aliado e um membro confiável do Kremlin.

Falando em Argel, o secretário americano de Estado, Antony Blinken, reconheceu que Putin recebeu informações pouco verdadeiras de assessores. “Um dos calcanhares de Aquiles das autocracias é que você não tem pessoas que falam a verdade”, disse. “E acho que isso é algo que estamos vendo na Rússia.”

Os americanos dizem que o rígido isolamento de Putin durante a pandemia e a disposição de repreender publicamente seus assessores criaram um grau de cautela e medo no alto escalão das Forças Armadas. Por isso, os Estados Unidos acreditam que Putin esteja recebendo relatórios incompletos ou otimistas sobre a guerra.

Cessar-fogo

Vladimir Putin disse ao primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, que as condições ainda não estão maduras para um cessar-fogo na Ucrânia, disse Draghi em entrevista coletiva nesta quinta (31), quando perguntado sobre telefonema da véspera com Putin.

Draghi também disse que o chefe do Executivo russo lhe disse que os atuais contratos de gás permanecerão em vigor e que as empresas europeias continuarão a pagar em euros e dólares.

“O que eu entendi, mas posso estar errado, é que a conversão do pagamento (para rublos)…. é um assunto interno da Federação Russa”, disse Draghi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

No Brasil, mais de 80% da população vacinável já recebeu duas doses de imunizante contra o coronavírus
Rússia afirma que os Estados Unidos não entendem nada sobre o governo russo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News