Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Home em foco Rússia afirma que os Estados Unidos não entendem nada sobre o governo russo

Compartilhe esta notícia:

O Kremlin considerou nesta quinta-feira (31) preocupante que os Estados Unidos não entendam como funciona o governo russo, ao responder as afirmações ocidentais de que os conselheiros do presidente Vladimir Putin mentem para o chefe de Estado por medo de contar a verdade.

“Não entendem o presidente Putin, não entendem o mecanismo de tomada de decisões, não entendem nosso trabalho”, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, que já criticou os supostos comentários ofensivos do presidente Joe Biden sobre o líder russo.

“Isto não somente é uma pena, e sim preocupante, porque quando há tal grau de incompreensão, são tomadas decisões equivocadas que depois têm graves consequências”, acrescentou.

Funcionários dos serviços de inteligência britânico e americano afirmaram na quarta (30) que Putin está sendo enganado por seus próprios assessores, que têm “medo de contar a verdade” sobre a estratégia “frustrada” na Ucrânia, onde a Rússia iniciou uma grande ofensiva militar em 24 de fevereiro.

A inteligência americana, citando várias autoridades, mostra o que parece ser uma tensão crescente entre Putin e o Ministério da Defesa, inclusive com o titular da pasta, Serguei Shoigu, que já foi um aliado e um membro confiável do Kremlin.

O secretário americano de Estado, Antony Blinken, reconheceu que Putin recebeu informações pouco verdadeiras de assessores. “Um dos calcanhares de Aquiles das autocracias é que você não tem pessoas que falam a verdade”, disse. “E acho que isso é algo que estamos vendo na Rússia.”

Os americanos dizem que o rígido isolamento de Putin durante a pandemia e a disposição de repreender publicamente seus assessores criaram um grau de cautela e medo no alto escalão das Forças Armadas. Por isso, os Estados Unidos acreditam que Putin esteja recebendo relatórios incompletos ou otimistas sobre a guerra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Assessores enganam Putin sobre derrotas na Ucrânia, dizem os Estados Unidos
Holanda expulsa 17 diplomatas russos por suspeita de espionagem
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias