Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Home Esporte Ataques racistas: Vinícius Júnior pede punição à Uefa por ter sido chamado de “chimpanzé” por torcedores do Atlético de Madrid

Compartilhe esta notícia:

O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, cobrou punição da Uefa, a confederação europeia de futebol, pelos ataques racistas recebidos durante o confronto entre Atlético de Madrid e Inter de Milão, de quarta-feira (13), pela Liga dos Campeões. Antes da partida que classificou os espanhóis às quartas de final, torcedores do rival madrilenho entoaram o coro “Alé Alé, Alé, Vinícius chimpanzé”, na entrada do Estádio Metropolitano. A canção original é: ‘Alé, alé, aké, Atleti te amo, contigo até o final”.

Em sua conta do X (antigo Twitter), o brasileiro destacou que as injúrias racistas acontecem mesmo em jogos em que ele não está presente, como o desta semana.

“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. @ChampionsLeague ???????? @UEFA ???????? é uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”

A LaLiga afirmou, em nota, que irá denunciar os atos racistas contra o jogador, mesmo que a partida seja de outra competição.

“A LALIGA denunciará perante a Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr. antes do jogo de ontem da UEFA Champions League entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio. A LALIGA está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… seja qual for a competição”.

No Campeonato Espanhol, o jogador sofreu ataques racistas em mais de 20 jogos nos últimos dois anos.

Postagem

Dois dias antes de uma das partidas mais tensas da temporada, Vinícius Junior conviveu com uma crise causada pelo próprio clube. Em seu perfil oficial no Instagram, o Real Madrid publicou, antes do jogo com o Valencia, uma imagem do brasileiro com uma pequena representação da evolução humana, do macaco para o homem. O atacante viu a postagem, se irritou e ameaçou não entrar em campo.

A informação foi publicada pelo site Relevo. No post, a imagem usada era uma figurinha do grupo de DJs israelenses Vini Vici, que utiliza como logo a evolução humana. A publicação tinha Vini Jr. beijando o escudo do Real Madrid, e tal representação.

Segundo o Relevo, a “lei do silêncio” impera entre pessoas envolvidas na história dentro do clube.

Vini Jr. entrou em campo contra o Valencia, em seu retorno ao estádio Mestalla, local onde sofreu um dos mais duros episódios de racismo desde que chegou à Espanha. O atacante brasileiro brilhou, com os dois gols que garantiram o empate por 2 a 2 do Real Madrid, mesmo diante de muita hostilidade da torcida local.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Bolsonarista que matou petista vai a júri no Paraná: jurados serão escolhidos nesta sexta-feira
Governo Bolsonaro quase quadruplicou benefícios fiscais e descumpriu responsabilidade fiscal em 2022, informa Tribunal de Contas da União
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada