Sábado, 07 de Setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 12 de janeiro de 2024
A atividade do comércio global em dezembro registrou queda de 1,3% em relação ao mês anterior devido aos ataques a embarcações no Mar Vermelho, segundo o Instituto Kiel. Os atos provocaram mudanças nas rotas de navios que rumavam ou vinham da Ásia em direção a Europa. As embarcações, agora, precisam contornar a África para evitar a região.
Com os ataques, o número de contêineres que são transportados pelo Mar Vermelho caiu em dezembro, com o volume diário de contêineres que passam pela região atualmente em 200 mil, queda de 66% em relação à média para o período entre 2017 e 2019. Em novembro, a média diária de contêineres que atravessam a área foi de 500 mil.
A nova rota de transporte pelo Cabo da Boa Esperança aumentou o tempo médio de transporte entre a Ásia e a Europa em 20 dias. Essa mudança pode explicar a queda no comércio tanto na União Europeia (UE) quanto na Alemanha, registrou uma queda de 2% nas exportações e 3,1% nas importações em relação ao mês anterior. Já a Alemanha teve uma queda de 2% nas exportações e 1,8% nas importações.
O Instituto Kiel estima que o aumento no tempo de transporte não terá um impacto significativo nos custos dos produtos na Europa. Em novembro, o preço médio da rota entre a China e o norte da Europa para um cargueiro de 40 pés era de US$ 1,5 mil, enquanto em dezembro esse valor subiu para US$ 4 mil. No entanto, esse valor está longe do pico de US$ 14 mil atingido durante a pandemia.
“Apesar de um aumento notável nos custos de transporte, não esperamos consequências visíveis para os preços do consumidor na Europa”, disse Hinz.
Preços do petróleo
Os ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra alvos Houthi no Iêmen abalaram os mercados de energia na sexta-feira (12), elevando acentuadamente os preços do petróleo.
O petróleo bruto dos EUA subiu 4,2%, para US$ 75 o barril, nas negociações recentes. Já o petróleo Brent, referência mundial, saltou 4% e ultrapassou o nível de US$ 80 o barril.
A alta vem em decorrência dos bombardeios realizados pelos EUA e pelo Reino Unido no Iêmen, em resposta aos ataques Houthi a navios comerciais no Mar Vermelho. A operação contra o grupo apoiado pelo Irã levanta o temor de um conflito regional que poderá abalar o fornecimento de petróleo do Oriente Médio.
“A probabilidade de arrastar vários países produtores de petróleo para o conflito é definitivamente maior hoje do que era ontem. E foi mais alto ontem do que no dia anterior”, disse Robert Yawger, vice-presidente de futuros de energia da Mizuho Securities.
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