Sábado, 12 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de maio de 2023
A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre reduz de 60 para 50 anos a idade mínima exigida para o recebimento da vacina contra gripe entre o público em geral. O objetivo é ampliar a cobertura populacional da campanha de imunização contra o vírus influenza, realizada em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde.
Esse segmento etário se une agora aos grupos prioritários já contemplados pela ofensiva, deflagrada no dia 10 de abril e que prossegue até pelo menos 31 de maio – o governo federal ainda não se manifestou sobre uma possível prorrogação. São eles:
– Idosos.
– Professores.
– Grávidas.
– Puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes).
– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos.
– Servidores de forças de segurança pública, salvamento.
– Detentos e funcionários de instituições carcerárias.
– Integrantes ativos das Forças Armadas.
– Trabalhadores do transporte público e segmento portuário.
– Moradores de comunidades indígenas.
– Indivíduos com deficiência permanente, comorbidade ou baixa imunidade.
Próximas reduções de idade
Disponível em todas os postos de saúde, a vacinação contra a gripe terá a sua idade mínima progressivamente reduzida ao longo dos próximos dias. O cronograma escalonado tem por finalidade evitar aglomerações nos locais onde o fármaco é aplicado. Confira, a seguir, os próximos avanços:
– Segunda-feira (15): a partir dos 50 anos.
– Terça-feira (16): a partir dos 40 anos.
– Quarta-feira (17): a partir dos 30 anos.
– Quinta-feira (18): a partir dos 20 anos.
– Sexta-feira (19): a partir dos 6 meses.
Até a sexta-feira (12), haviam sido ministradas 190.954 doses da vacina contra gripe na capital gaúcha. O montante corresponde a uma cobertura inferior a 27% da meta definida pelo Ministério da Saúde.
A imunização é fundamental, pois reduz a carga da doença sobretudo em idosos e indivíduos com problemas de saúde. Com isso, evita hospitalizações e desfechos fatais – de janeiro a abril, 253 brasileiros sucumbiram ao influenza.
O fármaco é fabricado com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Conforme diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS), a composição e concentração de antígenos são atualizadas anualmente, a fim de proporcionar uma imunização mais eficaz.
A aplicação da dose pode ser realizada de forma simultânea com outras vacinas, inclusive a da covid, sem risco à saúde. Alguns profissionais do setor recomendam, nesse caso, que cada injeção seja feita em um braço diferente, diminuindo assim o risco de dor localizada.
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa Na Tarde