Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Home em foco Este sábado é dia de vacinação contra a covid e testagem em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre mantém oferta de testagem rápida de antígeno para covid neste sábado (29), em três unidades de saúde, das 9h às 16h: Navegantes, Santo Alfredo e Tristeza.

Já a vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 12 anos estará disponível no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. A vacinação infantil será oferecida para todas as crianças a partir de 6 anos, e também crianças indígenas, quilombolas, autistas, com comorbidade, imunossupressão ou deficiência a partir de 5 anos, no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h.

Testagem 

Os testes estarão disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas de covid (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de covid e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica nos próprios locais.

Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno mas que seguirem com sintomas poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante.

Vacinação

No Shopping João Pessoa, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além do reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida no local para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até 4 de dezembro (oito semanas) e Coronavac/Butantan para vacinados até 1º de janeiro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante até 29 de setembro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até 1º de janeiro (28 dias).

Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 29 de novembro (dois meses). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

A quarta dose estará disponível para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 29 de setembro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacina infantil

Já a vacina pediátrica contra a covid estará disponível no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h, para crianças com comorbidade, deficiência ou imunossupressão, autistas, quilombolas e indígenas a partir de 5 anos e demais crianças a partir de 6 anos.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança e comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade, deficiência ou imunossupressão). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Neste domingo (30), também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para covid em três unidades de saúde, das 9h às 16h. Já a vacinação será retomada na segunda (31).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Grêmio enfrenta o Brasil de Pelotas em jogo válido pela 2ª rodada do Gauchão
Desemprego cai no País, mas rendimento do trabalhador brasileiro é o menor desde 2012
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News