Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Home em foco Festa da Uva e da Ameixa começou no sábado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A abertura oficial da 30ª edição da Festa da Uva e da Ameixa aconteceu neste sábado (15), na Praça Nossa Senhora de Belém, em frente à escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pacheco Prates, em Belém Velho. A novidade deste ano é que, pela primeira vez, produtores expõem e vendem uva orgânica no local da festa.

O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, esteve presente ao evento e prestigiou os produtores rurais. “A prefeitura apoia e agradece o trabalho árduo dos produtores durante o ano para oferecer produtos de qualidade para a mesa dos consumidores”, celebrou.

A Festa da Uva e da Ameixa tem o objetivo de fomentar a atividade econômica rural, oferecer à população alimentos nutritivos, além de incentivar o escoamento da produção local. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital, por meio da Coordenação de Fomento/ EAGRO (Centro Agrícola Demonstrativo), é responsável pelos projetos voltados ao fomento das atividades agrícolas, pecuária e agroindustriais, além de eventos como a Festa do Pêssego, a Festa da Uva e da Ameixa e Feira do Peixe.

A festa integra o calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre e estará em plena atividade neste domingo (16) e para o outro fim de semana (22 e 23), das 9h às 20h. A uva produzida na Capital também será vendida diariamente na Praça 15 de Novembro, no Centro. A média de preços fica entre R$ 7 e R$ 10 por quilo.

De acordo com o Escritório Municipal da Emater/RS, em 2021, houve um incremento de 20% na produção de uva em relação a 2020. Já os dados em relação à produção de ameixa mostram uma regularidade nos últimos dois anos, uma média de 80 toneladas.

Uma das metas para o próximo ano é incentivar o crescimento do evento, com mais produtores e atrações.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Tsunami gerado por vulcão submarino afeta os Estados Unidos e mais regiões
Porto Alegre mantém oferta de testagem para o coronavírus neste domingo
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa