Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021

Home Rio Grande do Sul Justiça Federal no Rio Grande do Sul mantém bloqueio de 10 milhões de reais em contas bancárias do Facebook no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O desembargador federal Thompson Flores, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), negou liminar em mandado de segurança impetrado pela Facebook Serviços Online do Brasil e manteve o bloqueio de R$ 10 milhões nas contas bancárias da empresa.

Esse valor se refere a uma multa por cumprimento parcial de decisão proferida em 2015 pela 2ª Vara Federal de Santana do Livramento (Fronteira-Oeste) e que determinou a interceptação de mensagens do aplicativo WhatsApp (vinculado à rede social) no âmbito de uma investigação criminal.

O Facebook apelou à Corte, situada em Porto Alegre, após ter o pedido negado em primeira instância. Na ação, a empresa solicita a exclusão da multa ou que o valor seja recalculado. A punição financeira é alusiva a um período de 720 dias em que a ordem judicial não foi cumprida.

Argumentação

A empresa argumentou que já foi reconhecido pelo Tribunal o cumprimento parcial das ordens judiciais, o que permitiria, em tesem a redução da multa, cobrada de forma diária. Também alegou impossibilidade técnica de atendimento à determinação, pois as mensagens são protegidas por criptografia, não sendo possível atender à ordem judicial.

Na avaliação do desembargador Thompson Flores, não há “perigo de demora” da decisão que justifique o provimento liminar, ou seja: as atividades da empresa não estão em risco, devendo ser aguardado o trâmite normal do processo.

“Em sede de cognição sumária, própria deste momento processual, anoto que a decisão combatida se encontra fundamentada e não apresenta flagrante ilegalidade/arbitrariedade a ensejar o deferimento da medida liminar demandada”, sublinhou o magistrado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo do Maranhão flexibiliza uso de máscara em locais fechados
Fiscalização é reforçada nas rodovias federais gaúchas para o feriadão da República
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada