Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Home Porto Alegre Motocicleta com mais de 18 mil reais em multas é flagrada durante blitz em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mais recente edição da operação “Duas Rodas” flagrou em Porto Alegre uma motocicleta com 73 multas que totalizam R$ 18,2 mil. E um fato ainda pior: o piloto conduzia sem carteira de habilitação o veículo, modelo Titan e fabricado em 2004.

A blitz foi realizada no bairro Jardim Botânico, Zona Leste da capital gaúcha. Ao ser abordado pelos agentes, o condutor chegou a tentar uma fuga, mas acabou capturado e autuado em quatro artigos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), por trânsito na contramão, direção perigosa, falta de licenciamento e habilitação.

De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública, Comissário Zottis, o alto valor da soma de multas como esta impedem a transferência de carros e motos para outros proprietários. Mas há uma rede paralela de comércio clandestino dos chamados veículos “de estouro”, vendidos por meio de acordos verbais.

“Esta motocicleta que estava rodando com um valor elevado de pendências deixará de circular pela cidade até que os valores sejam quitados e a documentação regularizada”, pontuou Zottis. “Daí a importância de uma ação integrada como esta para transmitir maior sensação de segurança à população Com esse tipo abordagem, também se combate a criminalidade.”

Saldo

Ao todo, foram abordados nesta edição da blitz 69 condutores, dos quais 11 foram autuados (três deles por trafegar sem a carteira de habilitação). O balanço inclui, ainda,  a apreensão de cinco motos e quatro Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo.

Participaram da bairreira a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal, o 11º Batalhão da Brigada Militar (BM) e a Coordenação de Operações Especiais (COE) da EPTC.

A operação “Duas Rodas” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSEG) e tem como foco a fiscalização de motocicletas em situação de furto ou roubo, além de crimes como o transporte de drogas e armas-de-fogo e outras infrações administrativas. Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156.

Orla 

Uma operação envolvendo agentes de segurança e trânsito da prefeitura foi realizada na madrugada deste sábado (22) para reforçar a segurança no chamado “Trecho 3” da orla do Guaíba. Trata-se da mesma área onde recentemente um homem foi morto a facadas. A iniciativa teve a participação da Guarda Municipal, EPTC, BM e Polícia Civil.

Ao menos duas blitze foram realizadas e o espaço de lazer também foi monitorado com imagens aéreas captadas por drone. O total de abordagens de veículos chegou a 66, com oito recolhimentos devido a irregularidades.

Um condutor foi flagrado com sinais de embriaguez e acabou detido, mas liberado mediante fiança. Além disso, nove condutores estavam trafegando sem habilitação e dois garotos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Postos do Dmae atendem somente com agendamento prévio a partir desta segunda-feira em Porto Alegre
Zona Sul de Porto Alegre recebe neste domingo um mutirão do DMLU em áreas de lixo irregular
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa