Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Home Verão Paleta Atlântida reúne milhares de assadores, celebridades e veranistas

Compartilhe esta notícia:

No último sábado (19) ocorreu a quinta edição do Paleta Atlântida, maior churrasco de paleta de ovelha do mundo. Ao todo, foram inscritos três mil assadores que ficaram distribuídos em 1 quilômetro de churrasqueira.

Nesta edição, foram distribuídas 5 toneladas de carne para as celebridades do churrasco mostrarem tudo o que é possível fazer com fogo, sal e outros ingredientes. Já entre os competidores foi calculado mais de 15 toneladas de carne. Além dos 144 mil blocos cerâmicos que formaram 1 quilômetro de churrasqueira, o paleta contou com vários palcos que apresentaram diversos shows.

A Rede Pampa esteve presente no evento. (Foto: Divulgação)

“Ele é uma coisa diferente de tudo que existe por aí, eu acho que ele é um presente da comunidade para a comunidade. Ele não é um evento de uma empresa, ele é um evento das pessoas para as pessoas e todo mundo se envolve. E quando todo mundo vem, até Deus ajuda com esse tempo maravilhoso”, destacou o idealizador do evento, Felipe Melnick.

Para avaliar a melhor paleta raiz e a melhor paleta gourmet foram convidados 20 jurados do Brasil e de fora do país. Entre eles, três mulheres avaliaram a carne do melhor cordeiro. “A experiência raiz tem se sobressaído que é a simplicidade, é o tempero mais simples, sal e carne no ponto, e isso faz com que se sobressaia o sabor da carne que é muito especial pelo ‘terroir’ (termo francês que refere-se à influência das condições de solo, clima e do sistema produtivo no alimento) do Rio Grande do Sul incrível”, afirmou a jurada Clarice Schwartsmann.

“É magnífico ver que as pessoas estão querendo fazer um diferencial, não é só tu assar hoje, tem que assar, escolher um produto de qualidade, tu tem que inovar, e a gente viu isso aqui. E nós estamos muito satisfeitas de ver o que as pessoas estão apresentando aqui para nós”, completou a jurada Ana Carolina Reschke.

“Está bem difícil escolher o melhor, porque está tudo muito bom e caprichado. E é uma grande confraternização em volta do fogo, e nada mais justo, estarmos aqui provando e prestigiando essa turma toda de assadores”, salientou a jurada Arika Messa.

Os tijolos que formaram a grande churrasqueira serão doados para a prefeitura de Xangri-Lá, que encaminhará para uma escola do município. (Foto: Divulgação)

O trio vencedor da paleta raiz, preparada apenas com sal grosso foi conquistada por César Augusto Berwanger, Luiz Alberto Berwange e Raphael Krewer, de Giruá e Santo Ângelo. “Eu fiquei dois anos tentando conquistar o primeiro lugar e esse ano veio o pódio. Com certeza a gente trabalhou muito. A paleta ficou em torno de duas horas no fogo”, contou o integrante do trio vencedor da paleta raiz, César Augusto Berwanger.

Já o trio ganhador da paleta gourmet feita com vários ingredientes ficou com Fábio Maiado Barbosa, Geovani Janandrea e Maurício Paroni, que vieram de Minas Gerais e São Paulo. “Faz quatro que a gente que a gente está nessa brincadeira, todo o campeonato acaba sendo completamente diferente. A gente tinha uma expectativa de ir bem aqui no Rio Grande do Sul, mas a gente está no meio de gaúcho, então o que mais impactou a gente e acabou nos emocionando, foi justamente isso, nós estamos na terra do churrasco, saímos de Minas e São Paulo, e conseguimos esse resultado. A gente vai fortificar ainda mais o trabalho que a gente vem fazendo”, revelou o integrante do trio vencedor da paleta gourmet, Fábio Maiado Barbosa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão

Projeto Verão Total do Sesc oferece diversas atividades gratuitas aos veranistas
Rede Pampa marca presença no Litoral com grande cobertura do Verão Gaúcho
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa