Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre abre programa de vacinação nas escolas nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Porto Alegre dá início, nesta segunda-feira (04), ao roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. O evento de abertura do Rolê das Vacinas será às 9h, no Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, na rua Eugênio Rodrigues, 4919, na Restinga.

A ação é feita em parceria com o IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer) e terá a participação do prefeito Sebastião Melo, dos secretários municipais de Saúde, Fernando Ritter, e Educação, José Paulo da Rosa, além da secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa.

A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV, que pode causar câncer. A iniciativa soma-se ao Imuniza Escola, do Governo do Estado, no sentido de fortalecer as ações para resgatar as altas coberturas vacinais de crianças e adolescentes, sensibilizando e mobilizando escolas e equipes de saúde para promover a vacinação.

A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A segunda aplicação precisa ter no mínimo seis meses de intervalo da primeira, podendo ser feita em qualquer idade. Única que previne o câncer, a vacina é segura, feita com vírus inativado. A reação mais comum é dor leve na área da aplicação.

De acordo com dados do Imuniza Escola, as coberturas vacinais para o HPV estão baixas: dos 51,3 mil alunos matriculados na rede pública estadual aptos a receber a imunização, apenas 26,4 mil ou 51,44% aplicaram a primeira dose e 15,2 mil ou 29,63% têm a segunda aplicação. Ou seja, 48,56% dos alunos ainda não receberam a primeira dose da vacina.

O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, devido à alta incidência e também à mortalidade, especialmente nos países em desenvolvimento. O HPV ainda está associado a outros tipos de cânceres, tanto em mulheres como em homens.

Além da ação nas escolas, que será realizada ao longo de todo o ano, a vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Unidade móvel de saúde estará em quatro comunidades nesta semana em Porto Alegre
Receita da Sorte de março oferece mais de 80 mil chances de ganhar
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde