Domingo, 29 de Maio de 2022

Home Beleza Rinoplastia é a solução? Especialista lista cuidados para cirurgia no nariz e aponta novas possibilidades

Compartilhe esta notícia:

O ranking das cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil sempre tem a rinoplastia como destaque. Entre famosos e anônimos, é cada vez maior o desejo de mudar o nariz: tal necessidade, no entanto, requer alguns cuidados prévios – como o de evitar comparações.

“O objetivo da rinoplastia não deve nunca ser deixar seu nariz parecido com o de outra pessoa, mas sim modificá-lo de forma a realçar as suas melhores características, assim não somente resultando em um nariz natural e bonito, mas também melhorando a harmonia facial como um todo”, destaca Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University.

A cirurgia é cercada de mitos e um deles é de que há um formato perfeito do orgão essencial do sistema respiratório para todas as pessoas.

“O formato perfeito do nariz é aquele que melhor se adequa às características de sua face e contribui para a harmonia facial, sendo assim exclusivo para cada paciente. Ou seja, não adianta pedir que o cirurgião modifique seu nariz para ficar igual ao de uma celebridade específica, pois, provavelmente, o nariz dela está longe do formato ideal para o seu rosto.”, pondera o médico.

O que fazer antes de optar pela rinoplastia?

A escolha do cirurgião é um passo importante: busque um especialista devidamente certificado e experiente, pois é papel do médico avaliar o formato e o tamanho ideal do nariz para cada paciente de forma que resulte em uma maior harmonia entre os diferentes elementos da face.

“Nessa busca vale a pena, por exemplo, visitar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para verificar se o médico está credenciado junto à instituição. Outra dica interessante é olhar as redes sociais do médico para observar os resultados de outras rinoplastias já realizadas pelo profissional e encontrar ex-pacientes que possam compartilhar a experiência que tiveram com o cirurgião.”, aconselha o especialista.

Estabelecer um diálogo franco com o médico escolhido e explicar os objetivos e as expectativas também é essencial. Assim como ficar receptiva a possíveis aconselhamentos.

“É preciso ter expectativas realistas sobre o resultado da cirurgia e ser honesto consigo mesmo sobre o que deseja. O cirurgião está lá para ouvir, oferecer conselhos e ajudar a definir o formato ideal para cada paciente de modo que o resultado seja satisfatório”, diz o Dr. Paolo.

O que é a rinoplastia ultrassônica?

Atualmente, existem técnicas menos traumáticas, como a rinoplastia ultrassônica, na qual é utilizado um aparelho que emite vibrações ultrassônicas para tratar a parte óssea do nariz.

“Ela tem a vantagem de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematomas e inflamação no período pós-operatório, o que faz com que a recuperação seja mais rápida e tranquila”, destaca o especialista.

Por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica também são mais previsíveis, aponta o médico. “Geralmente, o resultado definitivo da versão tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço”, afirma.

Mentoplastia ou perfiloplastia

Outro ponto a ser conversado é a possibilidade de a harmonia do rosto vir através de outra cirurgia. “Isso porque, muitas vezes, não é o nariz o responsável pelo incômodo estético, mas sim o queixo, cujo tamanho pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz”, indica Dr. Paolo.

Nesses casos, não adianta tratar apenas o nariz, sendo recomendada então a realização de uma mentoplastia, que visa tratar o desequilíbrio entre o tamanho do terço médio e do terço inferior da face através da manipulação das estruturas que compõem o queixo”, acrescenta.

“Já quando apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com seu perfil, o ideal então é a realização da perfiloplastia, que permite tratar queixo e nariz e corrigir a desproporção entre essas estruturas em apenas um único procedimento, ajudando assim a melhorar significativamente a harmonia facial”, completa o especialista.

Finalmente, é necessário lembrar que o formato ideal de nariz e a melhor opção de tratamento podem variar muito de paciente para paciente.

Por isso, antes de optar por qualquer procedimento, é fundamental passar pela avaliação com um médico especializado, que saberá indicar a maneira mais adequada para se atingir os resultados desejados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Beleza

Instagram se inspira em OnlyFans e passa a oferecer assinatura paga
O crime artístico mais chocante do século 21: dois Van Gogh furtados em três minutos
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada